A tarde desta sexta-feira (20) foi de muitos debates no 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT). A partir das 16h, o sociólogo Emir Sader comandou a roda de diálogo “O Brasil que queremos”, onde os jovens petistas puderam trocar ideias sobre o futuro que querem construir para o nosso País.
“Precisamos pensar que sociedade a gente quer, que Estado a gente quer, que escola a gente quer, que País a gente quer, sobretudo os jovens da periferia, que são os grandes ausentes da política”, afirmou Sader.
Em seguida, foi a vez do seminário internacional “Novas Bandeiras e articulações das novas gerações pelo mundo”, com jovens representantes de partidos de esquerda da América Latina.
A tônica foi a unificação das juventudes do subcontinente, com solidariedade entre os jovens latino americanos e buscando manter e avançar nas conquistas sociais alcançadas pelos governos progressistas da região.
Pela manhã, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou a abertura oficial do congresso, destacando o papel da juventude “dentro do PT, do sindicato e da sociedade”.
Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias