O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul aprovou, na quarta-feira (29), por unanimidade, as contas do governo de Tarso Genro (PT) referentes a 2014. Na avaliação do relator do processo, o conselheiro Algir Lorenzon, a gestão petista resultou em avanços em diversas áreas importantes para o interesse público.
Além disso, o conselheiro elogiou os investimentos em saúde e educação.
“Os números apurados nos demonstrativos contábeis indicam a adoção de uma política adequada à realidade das finanças do Estado, na busca do equilíbrio e da viabilização da capacidade de realizar investimentos com recursos próprios, com foco na obtenção de maior qualidade na aplicação do dinheiro público e na valorização das ações vinculadas à administração tributária, tanto na fiscalização como na arrecadação ou cobrança, e na concessão ou fruição de benefícios fiscais”, avaliou o Serviço de Auditoria, Instrução do Parecer Prévio e Acompanhamento da Gestão Fiscal (SAIPAG).
Pelo Facebook, o ex-governador comentou a decisão do tribunal. “O Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade as contas do nosso governo e fez um excelente diagnóstico da situação financeira do RS”, disse Tarso Genro.
O petista reproduziu falas do conselheiro relator, como forma de comemorar a aprovação das contas.
“Se o governador Tarso Genro tivesse agido com dolo, com ma fé, com atos de corrupção, com qualquer coisa desse tipo, nós estaríamos propondo o voto desfavorável. Mas nada disso ocorreu”, disse o conselheiro.
“Ele retirou recursos do Caixa Único e aplicou em Saúde, Educação e Segurança atingindo os melhores índices, de todos os tempos, no quadro do Estado”, completou.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do site Sul 21