Partido dos Trabalhadores

Telma, melhor prefeita da história de Santos, está pronta para voltar, cheia de novas ideias

Fundadora do PT e velha companheira do presidente Lula, candidata traz experiência e novas ideias para a cidade, com compromisso de priorizar melhorias em setores como saúde, educação e segurança pública

Divulgação

Telma cercada pelo povo de Santos, que guarda na memória o excelente trabalho realizado por ela na cidade

A cidade que abriga o maior complexo portuário da América Latina tem a chance de, nos próximos quatro anos, ter o destino definido pelo amor e pela coragem. O lema da candidata petista à Prefeitura de Santos (SP), Telma de Souza, junta cuidado e ousadia, porque a realidade dos 420 mil habitantes do município praiano requer experiência e habilidade para a superação de desafios, o enfrentamento de problemas e a projeção de um futuro de bem-estar social.

Telma de Souza concorre na eleição de 2024 para voltar ao cargo que ocupou entre 1989 e 1992, quando alcançou 97 % de aprovação popular e elegeu o seu sucessor. Agora, a fundadora do Partido dos Trabalhadores (PT) traz o know how da atuação nos Legislativos municipal, estadual e federal, onde cumpriu seguidos mandatos como vereadora e deputada. E quer se valer da proximidade com o presidente Lula para firmar parcerias na busca por soluções.

“Antes de mais nada, [a prioridade é] garantir o estado democrático de direito para toda a cidade e, é lógico, para a região”, disse Telma, durante o evento de oficialização de sua candidatura, ressaltando que quer dar continuidade ao trabalho feito quando prefeita da cidade: “Mais [voltado] às políticas públicas que nós já fizemos, com destaque para a saúde, educação, agora para a segurança pública e tudo aquilo que interfere no dia a dia das pessoas”.

Leia mais: Lúdio intensifica campanha e participará de ato com Gleisi na sexta-feira (30), em Cuiabá

O coordenador de Comunicação e Marketing da candidata, Fernando Alberto Júnior, explica a escolha da lema da campanha. “Santos precisa menos de um zelador, de um síndico, e mais de uma líder sensível, que se preocupe com a solução dos problemas da população, e é por isso, não à toa, que o lema da nossa campanha, em Santos, é amor e coragem”, disse. “Telma é gestora experiente, que continua atuante, fiscalizando, e traz um novo olhar, alguém que fez e que vai continuar fazendo.”

O conhecimento do passado, a consciência sobre o presente e o olhar para o futuro orientaram a preparação do plano de governo da candidata. Telma sabe do contraste social que caracteriza a realidade de Santos, com a beleza das construções à beira mar e a dura realidade da maior favela de palafitas da América Latina, o Dique da Vila Gilda, onde vivem 25 mil pessoas. Também está atenta às mudanças climáticas, ameaça especialmente par as cidades litorâneas.

Combate às desigualdades

No último mandato que cumpriu, na atual legistatura, a Vereadora Telma conseguiu a criação de fundo municipal para o combate às desigualdades sociais. Agora, como prefeita, pretende estender a tarifa zero no transporte público, que já tinha instituído, a todos os usuário, todos os dias da semana. “Isso estimulará o desenvolvimento econômico e contribuirá para o enfrentamento do aumento no custo de vida”, diz Alberto Júnior, que avalia custo de 1,5% do orçamento municipal para essa medida.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

A atuação do poder público, sujeito ao bem comum, ao interesse da sociedade, para definir a ocupação ordenada do solo, inclusive por meio do plantio de árvores, é tema presente no plano de governo para o período entre 2025 e 2028. “O planejamento urbano é tema que deve permear todos os setores da administração municipal porque, com a busca e o investimento em alternativas, se pode melhorar a qualidade de vida e garantir a permanência das pessoas na cidade”, explica o coordenador.

O conhecimento da história e da realidade de Santos fazem com que, ao olhar para o futuro, a gestora pública experiente planeje o desenvolvimento de novas áreas, além das tradicionais indústrias portuária e da construção civil. Essa preocupação aponta para as áreas da tecnologia e da pesquisa como perspectivas fontes de energia para movimentação da economia municipal por meio de novas vertentes, com a atração de talentos. “O retorno será grande, um ciclo virtuoso, dando mais condições às pessoas de estudarem, trabalharem, empreenderem, cuidarem de si mesmas”, prevê Alberto Júnior.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Da Redação