Um dos maiores produtores de borracha do país, por meio da extração do látex da seringueira, o Acre terá a oportunidade de retomar o caminho do desenvolvimento que vinha sendo trilhado até 2018 com a eleição da única chapa puro-sangue do PT da região Norte. E o Time do Lula só tem craque: Jorge Viana, candidato a governador, Marcus Alexandre, candidato a vice, e Nazareth Araújo, candidata a senadora.
O Estado se tornou uma central de programas de sucesso voltados para avanços econômicos e sociais após 20 anos de administrações petistas. E o início desse período de transformação do Acre se deu exatamente com Jorge Viana, eleito governador pela primeira vez em 1998, reeleito em 2002, junto com a primeira eleição de Lula. Em seguida, Binho Marques exerceu um mandato e Tião Viana, irmão de Jorge, foi eleito para dois mandatos no governo.
LEIA MAIS: conheça os candidatos do PT em todo o país
O candidato a vice-governador também é conhecido da população do Acre. Marcus Alexandre foi eleito duas vezes consecutivas (em 2012 e em 2014) para cargo de prefeito de Rio Branco, depois de dirigir o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-Acre) no governo Jorge Viana.
Por sua vez, a candidata a senadora Nazareth Araújo foi vice-governadora no segundo mandato de Tião Viana (2015-2018), depois de ter atuado na Casa Civil no período anterior e como Procuradora-Geral do Acre durante o governo Binho Marques.
LEIA MAIS: Onde baixar material do Lula para as redes sociais?
Uma das principais marcas das gestões petistas no Estado foi, além de reorganizar as contas públicas, destroçadas por governos anteriores, a adoção de uma política de desenvolvimento econômico a partir da exploração sustentável da floresta, votado para a geração de emprego e renda das comunidades locais e conciliando crescimento com a preservação da Amazônia.
Era a base econômica defendida por movimentos de seringueiros, cujo expoente maior é Chico Mendes, assassinado por fazendeiros em 1988. Agora, o Time do Lula defende a evolução do mesmo conceito, com o agronegócio sustentável, para combater os recentes recordes de desmatamento da Amazônia no estado.
LEIA MAIS: conheça os candidatos do PT na região Norte
Para ocupar as 8 vagas de deputado federal do Estado na Câmara dos Deputados, o PT tem 5 candidaturas, sendo duas mulheres. Para as 24 cadeiras de deputado estadual na Assembleia Legislativa, o partido tem 17 candidaturas, 5 delas mulheres.
Da Redação