Maria do Rosário, candidata do PT à Prefeitura de Porto Alegre (RS), é a líder do Índice de Popularidade Digital, elaborado pela Quaest. No estudo, que avalia atuação em redes sociais como X (ex-Twitter), Facebook, Instagram e TikTok, a deputada federal (RS) alcançou 78,7 pontos, mais de 14 à frente do 2o colocado.
Esse resultado não vem por acaso. Maria do Rosário tem utilizado as redes como poderosa ferramenta para difundir suas ideias e propostas. Sua popularidade é consequência de uma presença digital robusta, refletida no aumento do número de seguidores, elevado engajamento nas publicações e alto volume de buscas por seu nome.
Grande alcance
É comum que seus posts atinjam milhares de pessoas e recolham centenas de comentários, a grande maioria de apoio, como em recente publicação no Instagram, trazendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Leia mais – Eleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT
Em outra, feita em colaboração com as conterrâneas Tamyres Filgueira, candidata a vice-prefeita em sua chapa, e Manuela D’Ávila, deputada estadual.
Na rede X, o post do anúncio da visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, com os dois juntos em uma fotografia de Ricardo Stuckert, também teve grande repercussão e centenas de compartilhamento. Assim como tantos outros publicados por ela ao longo dos anos. Uma prova de que sua estratégia de comunicação online está no caminho correto.
Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.
Na frente, de longe
Enquanto a popularidade digital de Rosário está em alta e em expansão, os demais candidatos enfrentam dificuldades em captar o mesmo nível de engajamento. O atual prefeito e aliado de Bolsonaro, por exemplo, patina por conta das inúmeras e justas críticas que recebe pelas ações de seu mandato. Ele está apenas no 3o lugar no índice da Quaest.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
A comunicação – e a campanha – de Maria do Rosário se destaca tanto pelo conteúdo como pela forma como ela vem conversando com a população ao longo da sua carreira política, agora amplificada pela forte presença nas redes sociais. Ela certamente usará essa capacidade de ouvir e dialogar em seu futuro mandato como prefeita de Porto Alegre.
Da Redação