A presidenta Dilma Rousseff reafirmou seu compromisso, com o povo da Bahia e de todo o Nordeste, de manter investimentos essenciais na região. Ela citou como exemplo os mais de R$ 600 milhões para o programa Juventude Viva, que tem ações em vários segmentos: saúde, cultura, educação, justiça, geração de renda e capacitação profissional de servidores públicos.
Dilma saiu em contato com os moradores de Feira pela Avenida Senhor dos Passos, no centro da cidade, e pediu o voto dos baianos. “Sei no meu coração que a Bahia vai fazer diferença na minha eleição, como fez em 2010”, disse no início da tarde desta quinta-feira (25), durante sua visita a Feira de Santana (BA).
De acordo com a presidenta, no próximo mandato serão construídas mais unidades do Minha Casa Minha Vida; e mais jovens e adultos vão ter acesso aos cursos de capacitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“Serei sempre comprometida com a garantia de oportunidades iguais para cada brasileiro. Reduzimos muito a desigualdade nestes País, e agora é a hora de mais Educação, Saúde e Segurança; e de trilhar um caminho no qual a Educação de qualidade seja o nosso grande patrimônio”, destacou a presidenta, ao lado do candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa.
Dilma listou avanços sociais conquistados tanto pelo estado quanto pela região Nordeste: 20,4 milhões de pessoas do Bolsa Família que saíram da pobreza; 1 milhão de moradias contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida; mais de 1 milhão de cisternas, além de quase 500 mil matrículas do Pronatec.
“Feira de Santana vai se transformar cada vez mais num centro logístico para a Bahia e todo o Nordeste”, afirmou Dilma. No município baiano, com recursos federais, estão sendo duplicadas as BRs 101 e 116, que ligam Feria de Santana a Sergipe e Pernambuco, respectivamente; além das obras de melhoria do aeroporto da cidade.
Jaques Wagner, governador da Bahia, pediu voto para a presidenta pois o estado e o Brasil melhoraram no governo dela e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já Rui Costa afirmou que o povo de Feira de Santana não quer voltar atrás. “A Bahia quer mais, Feira quer mais, quer mais saneamento, mais aeroporto, e por isso vota 13!”, exclamou Rui.
Mais educação – Na Educação, a Bahia ganhou 10 novos campi universitários, dos quais três já estão em funcionamento e os demais devem ter as atividades iniciadas ainda neste semestre. Foram instalados outros 11 novos campi de Institutos Federais de Ensino Profissionalizante e Técnico, sendo que 10 deles já estão em funcionamento. O Programa Universidade para Todos (Prouni) concedeu 79 mil bolsas, também focadas em mulheres (50,5%), negros (86,3%) e jovens (56,35%).
Mas o investimento em educação não foi apenas nos níveis superior e técnico. Das 541 creches aprovadas para a Bahia, 62 já foram concluídas e 167 estão em obras. Além disso, o estado tem 3,9 mil escolas em tempo integral e 28,8 mil professores alfabetizadores receberam formação. O estado também recebeu 3,5 mil ônibus escolares (246 urbanos e 3,2 mil rurais), 16 lanchas e 13,3 mil bicicletas para facilitar o acesso dos alunos às escolas.
Da Redação da Agencia PT de Notícias