NOTA OFICIAL CONTRA AGRESSÃO TRANSFÓBICA A CANDIDATA TRANSEXUAL NO MARANHÃO
As Secretarias Nacionais de Mulheres e LGBT do PT repudiam, denunciam e exigem justiça no caso da agressão transfóbica sofrida pela candidata a vereança Lanna Mel em Santa Filomena no Maranhão. Esta semana durante comício o candidato a vice-prefeito do atual gestor municipal em Santa Filomena, Cícero Bola proferiu agressões verbais a candidata, desrespeitando sua identidade de gênero e questionando a legitimidade de sua campanha. Essa atitude incitou outra violência, desta vez física, quando Lanna foi agredida por três homens, no mesmo dia. A candidata denunciou na delegacia da cidade e já fez exame de corpo delito, porém vem sofrendo ameaças daqueles que não querem que ela continue sua campanha. EXIGIMOS JUSTIÇA E PUNIÇÃO A TODOS OS AGRESSORES!
Lanna Mel é transexual, militante, filiada ao Partido dos Trabalhadores e nesta eleição disponibilizou seu nome e trajetória política em defesa dos Direitos Humanos LGBTQI+, da defesa das mulheres e de todas as pessoas para disputar um cargo de vereadora na Câmara Municipal da cidade. Nos enche de orgulho ter em nosso partido uma candidatura do porte político de Lanna, assim como as centenas de candidaturas femininas e LGBTQI+ no Brasil que foram lançadas pelo PT, demonstrando que a diversidade está viva, pulsante e disposta a vencer o ódio.
Não iremos nos calar diante do crime cometido por Cícero e pelos demais, pois o ódio pode não aceitar mas homofobia e transfobia são crimes reconhecidos como tal pelo Supremo Tribunal Federal. A Secretaria Nacional LGBT do PT irá acompanhar o caso e presta toda sua solidariedade a Lanna Mel. Clamamos a todes que acreditam numa sociedade livre de violências e que respeite a todas as pessoas que reforcem a campanha da companheira Lanna Mel e não permitam que o ódio silencie nossas vozes e luta!
Transfóbicos, machistas e fascistas não passarão!
SECRETARIA NACIONAL LGBT DO PT
SECRETARIA DE MULHERES DO PT