Desde o dia 18 de agosto, diversos estados do país promoverão atividades para lançamento do material elaborado pela Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SMAD) em parceria com a Fundação Friedrich Ebert a fim de dialogar com a militância sobre a Transição Ecológica enquanto eixo articulador das políticas nas gestões petistas.
Além disso, um histórico sobre governança ambiental e suas estruturas ajudará todos e todas a incluírem a pauta ambiental em suas agendas. “Transição Ecológica e políticas ambientais: contribuições para os municípios” foi elaborado a partir do processo de construção do novo Modo Petista de Governar e dos diálogos feitos pela SMAD.
Em parceria com as Secretarias nacionais de Formação e Mobilização Popular, diversos estados reunirão a militância em encontros virtuais que, além de discutirem o tema, apresentarão a ferramenta “Casa 13”, uma plataforma do Partido que permite às candidaturas elaborar seu próprio material digital, além de fornecer diversos dados sobre o legado petista em seus municípios.
Ação conjunta entre Secretarias
Segundo o secretário e deputado federal Nilto Tatto, a ferramenta que disponibiliza também o texto em questão permite que cada petista se aproprie de importantes pontos para a disputa eleitoral. “Entendendo que a Transição Ecológica vai além do debate ambiental, e ao mesmo tempo, assumindo a centralidade desta agenda em um momento que uma pandemia sem precedentes – causada justamente pelo desequilíbrio ambiental – muda toda nossa sociedade, entendemos a necessidade de elaborar um texto que abordasse as duas temáticas de forma simples, pensando especialmente naqueles e naquelas que não tem intimidade com meio ambiente”, afirma Nilto Tatto. “Durante o processo, soubemos que nosso material estaria disponibilizado nesta surpreendente ferramenta elaborada pela equipe de comunicação do PT. Por isso nos oferecemos para também ajudar na divulgação”, esclarece o dirigente.
O diálogo entre a SMAD e as secretarias de Formação e Mobilização Popular levou a uma ação conjunta. Segundo Maria do Rosário, secretária nacional de Formação e deputada federal, levar o conteúdo presente no site Casa 13 é fundamental para municiar a militância de informações sobre a agenda nacional e municipal. “Ali há dados sobre os importantes feitos do PT em cada município. A ferramenta ainda está sendo alimentada. Em pouco tempo todos os filiados e filiadas terão no site dados sobre a diferença que o PT fez em suas cidades e isso será decisivo para a disputa ideológica” afirma a deputada.
Vera Lúcia (Lucinha), secretária nacional de Movimentos Populares esclarece que os setoriais estão sob o guarda-chuva desta Secretaria, “portanto, é natural que atuemos sempre conjuntamente. Além disso, reconhecemos a importância do Casa 13 para a disseminação de conteúdo. A SMAD assumiu a tarefa de tocar as atividades com os estados e nós daremos suporte”, completa.
Sobre o material:
O conteúdo elaborado pela SMAD e Fundação Friedrich Ebert já está disponível no Casa 13 em versão digital. Todos os estados receberão também a versão impressa para chegar aos municípios onde a exclusão digital é mais presente. “Este material é um meio, não um fim.
“A Transição Ecológica é um processo ainda em construção, portanto, este material é também uma provocação à continuidade do debate. Acreditamos que o texto possa colaborar com o amadurecimento dos debates e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, finaliza Nilto Tatto.
Confira AQUI o livro “Transição Ecológica”, em arquivo pdf
Quando e onde (com atualizações diárias):
25/08, 19h – BA
26/08, 19h – RJ
28/08, 17h – AL
31/08, 19h – PE
01/09, 19h – MA
02/09, 19h – RS
03/09, 19h, – GO
04/09, 17h30 – RR (horário local)
04/09, 19h, – AM (horário local)
09/09, 19h – DF
Secretaria Nacional de Meio Ambiente/PT