Três Barras, município com cerca de 20,3 mil habitantes no Norte de Santa Catarina, tornou-se a oitava cidade do estado a implementar a tarifa zero no transporte coletivo urbano. O serviço, iniciado em 30 de outubro, abrange itinerários urbanos e rurais.
A TTT Transportes, vencedora da licitação, operará o sistema com um investimento anual de aproximadamente R$ 227 mil. Os veículos também serão equipados para atender pessoas com deficiência. O transporte gratuito funcionará de segunda a sexta-feira na área urbana, com extensão às áreas rurais às quartas-feiras, exceto em feriados.
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Além de Três Barras, outras sete cidades catarinenses já adotaram a gratuidade no transporte público: Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Forquilhinha, Garopaba e Governador Celso Ramos.
De acordo com o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, a iniciativa é ótima, mas falta a cidade estruturar um sistema de transporte que funcione todos os dias. “O transporte público de uma cidade também deve servir para o lazer e atividades culturais, não somente para trabalhar.”
“É algo que beneficia, especialmente, as pessoas mais pobres. É uma política de inclusão social e redução da desigualdade social”, opinou Daniel Santini, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), em depoimento ao NSC Total. “Mas também reduz o número de carros nas ruas e de mortes de pessoas no trânsito. Não adianta só construir pontes, fazer novas pistas, quanto mais espaços para andar se tem mais carros e motos. Pra mim, essa é a única saída para salvar o transporte público no Brasil”.
Da Redação, com NSC Total