Amigos de David Capistrano da Costa Filho vão realizar, no dia 10 de novembro, um ato em homenagem ao companheiro. O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, participará da homenagem.
O evento acontecerá na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no auditório João Yunes, na avenida Dr. Arnaldo 715, a partir das 19h30.
David faleceu no dia 10 de novembro de 200, após uma cirurgia para transplante de fígado.
Ele participou do movimento secundarista e universitário. David se formou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e esteve sempre presente na primeira linha da resistência estudantil e popular contra a ditadura militar. Ele foi várias vezes preso e torturado por seu ativismo e filiação ao Partido Comunista Brasileiro.
Em 1986, passou a fazer parte do Partido dos Trabalhadores, que emergia como o principal instrumento da classe operária e do povo brasileiro durante a redemocratização.
David foi secretário de Saúde em Bauru (1983-1985) e Santos (1989-1992), cidade da qual seria eleito prefeito em 1992, sucedendo sua companheira de partido, Telma de Souza.
Ele teve participação decisiva para a formulação teórica do Sistema Único de Saúde e a inclusão do texto na Constituição de 1988.
Membro do Diretório Nacional do PT por vários anos, contribuiu fortemente para debates e ações que levariam à consolidação da legenda como alternativa de poder.
Da Redação da Agência PT de Notícias