Partido dos Trabalhadores

Tropas brasileiras deixarão Haiti até 2016

A partir do próximo ano, 850 militares estarão apenas em Porto Príncipe, capital do país

Foto: David A Frech

As tropas Forças Armadas brasileiras que integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) deixarão o país caribenho até o fim de 2016. A confirmação foi feita pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, na quinta-feira (21).

De acordo com o ministro, o efetivo militar, que neste mês de maio era de 1.343 homens e mulheres, cairá para 970 em junho. A partir do próximo ano, 850 militares estarão apenas em Porto Príncipe, capital do país.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, afirmou que o Brasil será a única nação a ter tropas na capital haitiana. Ao longo de 11 anos, já foram enviados ao país caribenho mais de 30 mil militares brasileiros por meio da Missão das Nações Unidas.

O ministro Jaques Wagner lembrou que a Minustah “é uma das principais e mais importantes” missões de paz com participação do Brasil. Ele citou, também, a atuação no Líbano, por meio da Unifil.

“A ONU tem muito respeito por nós nessas atividades”, ressaltou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Defesa