Titular da Comissão especial que que tem objetivo de reformular o ensino médio no Brasil, a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) informou que a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em audiência pública realizada esta semana na Casa contribuiu para o avanço do debate que propõe melhoria do ensino.
“Essa Comissão vem a mais de um ano fazendo um debate com muita consistência sobre a realidade do ensino médio no nosso país e o ministro vem exatamente na Câmara dos Deputados dar a sua contribuição enquanto gestor e enquanto a maior autoridade a frente dos destinos da educação no nosso país” destacou a deputada.
Fátima ressaltou a importância da parceria do Ministério da Educação “Ele aqui esteve para dizer o compromisso do Ministério da Educação em ser parceiro do poder legislativo para implementar e realizar as mudanças que precisam na verdade serem efetivadas no que diz respeito à melhoraria, o acesso e a qualidade do ensino no nosso país” falou.
Na ocasião a deputada recriminou a falta de investimentos das administrações anteriores ao governo petista o que, segundo ela, ocasionou na escassez vivenciada pelo setor.
“Hoje o ensino médio que é ofertado nas redes estaduais vive uma das piores crises e uma das piores fases da sua história. A maioria dos jovens não sentem motivação e desejo de ir para o ensino médio”, ponderou a deputada.
Para finalizar Fátima Bezerra informou que depois de um longo período de debate a Comissão Especial apresentará diversas proposta concretas para alavancar o ensino médio.
“O ensino médio ficou muito propedêutico e ficou com um perfil muito só da formação geral. As proposta vão desde a questão de uma profunda reforma, do ponto de vista, curricular porque o ensino médio que é oferecido com muita precariedade, vai desde a questões das instalações passando, exatamente, pela desvalorização do magistério da educação básica nesse país” conclui a petista.
(Fabrícia Neves – Portal do PT)