Um dos temas de consenso entre a Comissão Executiva Nacional do PT e a bancada de deputados petistas é a posição contrária à proposta de minirreforma eleitoral que está no Congresso.
Em relação as denúncias de espionagem americana a dados sigilosos de cidadãos, empresas e integrantes do governo brasileiro o deputado federal Nelson Pellegrino (PT/BA), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, destacou que é necessário aperfeiçoar a legislação brasileira para proteger informações de segurança nacional.
O deputado federal Márcio Macêdo (PT/SE), assim como a bancada petista, é a favor do projeto que acaba com o voto secreto em todas as deliberações nos poderes Legislativo. De acordo com o parlamentar, as diversas reivindicações ocorridas no país denunciam uma crise de representativa e a PEC ao voto aberto é uma das exigências da população que precisa ser respeitada.
No dia 10 de novembro cerca de um milhão e setecentos mil filiados irão às urnas para escolher o novo presidente do PT. Através do Processo de Eleições Diretas (PED), os petistas poderão definir as direções partidárias promovendo debates abertos à militância e à sociedade entre seus candidatos. O PT é o único partido brasileiro que adota um sistema de eleição direta para a escolha de suas direções, por isso é importante que você, filiado, ajude a ampliar a democracia interna. Conheça os candidatos e as chapas nacionais.
(Portal do PT)