Segundo o deputado Márcio Macêdo (PT/SE) a democracia representativa foi um avanço para a humanidade, mas ainda é preciso ser aperfeiçoada, ele ressalta que, o resultado da pesquisa reflete a insatisfação da população em relação a representação no sistema eleitoral. “É preciso ter mecanismo de maior participação direta do conjunto da população nesse processo e maior controle da sociedade sobre a eleição e sobre o processo de representação política no nosso país” declarou.
No entanto, a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) advertiu que o resultado da pesquisa demostra que a presidenta Dilma Rousseff, assim como, o Partido dos Trabalhadores estão no caminho certo, já que ambos, sempre foram à favor da Reforma Política. “A presidenta Dilma sugeriu a ideia do plebiscito que é um instrumento democrático para ouvir a população. Infelizmente, esse Congresso ficou surdo, moco diante da sugestão da presidenta Dilma e da tese defendida, inclusive, pelo o nosso Partido que é o plebiscito” afirmou a parlamentar.
Para o deputada federal Ilário Marques (PT/CE), é necessário inovações na forma de se fazer política. “O Congresso Nacional e as forças políticas deste País não podem deixar de tratar, de forma séria, a pauta número para a sociedade brasileira. Ela deve fazer transformações na forma de se fazer política no Brasil e, para isso precisamos da Reforma Política, que deve ser orientada pela Constituição” disse.
(Fabrícia Neves e Janary Damacena – Portal do PT)