“A construção de meios de comunicação democráticos ainda é um sonho no Brasil. Mas a data de hoje é mais um passo para alcançar essa tão sonhada democratização”, declarou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento da TVT Digital, canal 44, nesta sexta-feira (6), em São Paulo. O evento aconteceu na sede dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.
Para Lula, esta é uma chance de criar o máximo de oportunidades possíveis e chamar a população que nunca teve acesso a participar de nada, para participar de um meio de comunicação. “Vamos fazer a TV mais participativa desse País”, enfatizou o ex-presidente.
Com o lançamento do novo canal gerador na Av. Paulista, em São Paulo, a TVT finaliza a implantação de sua estrutura física. O alcance de público passará de 400 mil pessoas para 20 milhões em toda Grande São Paulo.
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, lembrou que esta é a primeira e única concessão de TV para um movimento social organizado. “Essa é uma pequena trincheira ainda, mas um espaço que permite a um setor da sociedade participar de uma comunicação de mais qualidade, que é a TV Digital. É uma iniciativa democrática que permite que os trabalhadores possam ser representados dentro do espectro da TV brasileira”, comentou.
O ministro ainda leu carta da presidenta Dilma Rousseff, que afirmou ser esta uma iniciativa que fortalece a democracia. “É uma ampliação dos canais de comunicação e diálogo com a sociedade. Falamos de R$ 20 milhões de pessoas que poderão usufruir de uma programação de qualidade”, dizia um trecho da carta.
Sérgio Nobre, Secretário Geral da Central Única dos Trabalhadores, lembrou que o lançamento da TVT Digital é fruto de uma luta de mais de 30 anos. “O primeiro pedido foi feito quando Lula ainda era deputado federal. Lembro quando saiu a concessão da TV, causou muita polêmica na grande imprensa. Eles diziam: Por que um sindicato quer ter uma TV? Um movimento sindical amplia direitos. Temos o direito de ter o nosso espaço”, ressaltou. Para ele o maior desafio agora é fazer com que a TV torne-se uma grande rede nacional.
A TVT é uma emissora de televisão educativa da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
Por Priscylla Damasceno, da Agência PT de Notícias