Em tempos de epidemia do ebola em países da África, uma boa notícia surge para acalmar os ânimos. Segundo o diretor do Departamento de Vacinas e Imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jean-Marie Okwo Bele, a vacina preventiva contra a doença será testada clinicamente em setembro e, dependendo dos resultados, poderá ser disponibilizada já em 2015.
A substância é desenvolvida no laboratório britâncio GSK, será testada nos Estados Unidos e, posteriormente, em um país africano. Segundo Okwo Bele, os resultados talvez sejam divulgados até o fim de 2014. A esperança é no sucesso dos testes, para que a vacina seja comercializada no ano que vem. “Podemos colocar em prática procedimentos de emergência para que, em 2015, possamos dispor de uma vacina”, acrescentou.
O vírus ebola infectou, desde fevereiro, mais de 1.700 pessoas e matou mais de 900. Segundo a OMS, os casos estão concentrados em Serra Leoa, na Guiné-Conacri, na Libéria e na Nigéria. A doença é transmitida pelo contato direto com o sangue, líquido ou tecido de pessoas ou animais acometidos pelo mal. Não há tratamento específico e a taxa de letalidade é superior a 50%.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil