Mais uma liderança petista passou a sofrer ataques antidemocráticos da extrema direita bolsonarista. Desta vez, em Ribeirão Preto (SP), a mais jovem vereadora local, Duda Hiadalgo, eleita pelo PT, está sendo ameaçada de perder o mandato. Tudo porque Hidalgo participou de um ato, no dia 14, pela defesa da anulação das condenações do ex-presidente Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o Comitê Lula Livre de SP, estão correndo duas ações no Fórum de Ribeirão Preto e uma na Câmara Municipal, onde ingressaram com pedidos de cassação do mandato da vereadora e a proibição de que ela se manifeste politicamente no futuro. Tanto o Comitê quanto o presidente do PT de Ribeirão Preto emitiram notas de repúdio aos atos antidemocráticos, representados nos pedidos.
“Tais elementos bolsonaristas pensam que podem instrumentalizar a Justiça para seus fins antidemocráticos”, diz a nota assinada pelo presidente do PT de Ribeirão Preto, Jorge Roque. “A nova decisão do STF que considerou suspeito o ex-juiz ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro, demonstra que a resistência é maior do que o arbítrio e o lawfare de parte do sistema de Justiça contra o PT”, afirma Roque.
Já para o Comitê Lula Livre, “é inadmissível que uma vereadora eleita democraticamente, com uma clara proposta de atuação política, seja alvo de perseguição por parte de pessoas que repudiam o jogo democrático e não conseguem conviver com ideias e posições que confrontem suas crenças e preferências políticas”.
A organização pede o arquivamento urgente dos processos contra a vereadora.
A líder da bancada estadual Professora Bebel também manifestou solidariedade a Duda. “Para a bancada do PT, o processo que se pretende abrir contra Duda na Câmara Municipal de Ribeirão Preto se insere na onda de ódio e censura que tomou nosso país desde a eleição de Bolsonaro, e que atinge frequentemente professores, artistas, comunicadores, parlamentares e lideranças do campo democrático”, condenou a deputada estadual, em nota.
Leia a nota do PT de Ribeirão Preto aqui.
Leia a nota do Comitê Lula Livre aqui.
Leia a nota da bancada estadual do PT aqui.
Da Redação