O candidato do PT à prefeitura de Olinda (PE), Vinicius Castello (PT), superou as expectativas, surpreendeu os institutos de pesquisas e conseguiu virar o jogo se colocando na dianteira no 2º turno das eleições na cidade da região metropolitana do Recife. Obteve 80.422 votos (38,75%), superando a candidata do atual prefeito Professor Lupércio, Mirella Almeida (PSD), que recebeu 62.289 (30,02%).
Após resultado, Vinicius, que é vereador, se dirigiu ao seu comitê no bairro de Peixinhos e, ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos (PcdoB) e dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, agradeceu pelas dezenas de milhares de votos.
“Tenho orgulho da trajetória que é nossa. É sobre esperança, sobre direitos, e sobre trazer de volta uma Olinda para nosso povo que nós crescemos e saímos vitoriosos. Quero agradecer às lideranças que estiveram juntos nesta jornada. Estou muito tranquilo porque tenho compromisso de transformar Olinda em uma cidade gigante, e o marco para esta conquista será a vitória no dia 27 de outubro”, disse Castello aos presentes.
A mudança que o povo quer
Os moradores sofrem com o desgoverno que tomou conta da cidade nos últimos anos. Viram que as boas ações governamentais não prosperaram por falta de investimentos socioeconômicos e implantação de programas sociais, fazendo com que a situação de vulnerabilidade social fique cada vez mais explicita nas periferias e o retrocesso econômico e sociocultural tome conta da região central e dos polos culturais da cidade.
Leia mais: Gleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais
Ao longo do primeiro turno, Vinicius levou a mensagem de que o maior potencial de mudança está no povo de Olinda, que por sua vez, expressa a esperança de uma cidade vivida há tempos, em que o respeito era mútuo entres os cidadãos e com mais ações participativas das pessoas nas decisões de governo.
“Esse clamor em transformar não só a cidade, mas a vida das pessoas foi sentindo quando percorremos cada canto desta cidade. Esse sentimento anima mais ainda a nossa disputa no segundo turno. Juntos faremos o esforço que for necessário para esta cidade prosperar novamente”, disse o candidato.
Vinicius reitera o nome do time em que está
O apoio dos moradores de Olinda, o “Jeito PT de Governar” e a aliança com presidente Lula foram cruciais para a grande virada, o que foi lembrado por Vinicius durante agradecimento no Comitê de Campanha, ocasião em que estavam presentes os candidatos da coligação “Frente Popular de Olinda”, a Ministra Luciana Santos e os senadores petistas, Humberto Costa e Tereza Leitão, ambos eleitos pelos Pernambucanos.
“Estamos aqui com os que representam o povo pernambucano e quando o povo quer mudança, quando o povo quer transformação, o PT está presente. Vamos ampliar o apoio político, conquistar novos eleitores e vencer as eleições”, concluiu Vinicius.
Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição
Da Redação