Partido dos Trabalhadores

Vinicius lota as ruas de Olinda durante grande ato em defesa da mudança

Candidato, que reuniu milhares de pessoas no domingo (29), quer levar para a prefeitura a experiência de quem cresceu na periferia e atuou em defesa dos direitos humanos, da igualdade racial, dos direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIA+

Divulgação/Instagram

O candidato Vinicius caminha pelas ruas de Olinda ao lado do povo, com o qual pretende governar a cidade

Na reta final da campanha, o candidato do PT a prefeito de Olinda, Vinicius Castello, intensifica o corpo a corpo os eleitores, como se viu no domingo (29), durante um grande ato que pediu melhorias na cidade pernambucana. A principal mensagem do petista é a de que, caso seja eleito, ele vai governar junto com o povo.

A trajetória de lutas de Vinícius está imersa na luta do povo. O jovem candidato cresceu na periferia de Olinda e se envolveu em diversas causas sociais, como Direitos Humanos, questões raciais, direitos das mulheres, pessoas LGBTQIA+, sempre em defesa de todos dos moradores, em especial, dos menos favorecidos de Olinda, do Centro à periferia.

Atuação de destaque é prova de competência

Como vereador, Vinícius se destacou pela aprovação de projetos antirracistas e em defesa dos Direitos Humanos, incluindo o primeiro projeto no Brasil a proibir homenagens a escravocratas e pessoas ligadas à ditadura militar.

O candidato do PT também liderou iniciativas como o “Educar pela Igualdade Racial” e a criação do Estatuto Municipal de Igualdade Étnico-Racial e do Estatuto de Liberdade Religiosa, tornando-se um dos parlamentares mais ativos em Pernambuco na aprovação de propostas.

Na prefeitura fará muito mais

A candidatura de Vinicius à prefeitura se deu justamente porque ele quer expandir suas ações em favor dos Olindenses. Vinicius vai debruçar ainda mais em defesa dos direitos dos cidadãos, da juventude periférica de Olinda, da luta pela pluralidade nos espaços de poder, e de regate dos valore e manifestações culturais presente na cidade.

Olinda já recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, pela sua arquitetura histórica por ser palco de várias manifestações culturais. Riquezas deixadas de lado pela atual gestão que encontra grandes índices de rejeição por conta da falta de compromisso com o desenvolvimento social e com a cultura local.

Leia mais: Evandro Leitão e Camilo Santana levam multidão às ruas de Fortaleza

“Vou botar meu bloco na Rua”

No último domingo (29), foi realizado um grande evento cultural na cidade, coordenado pelo bloco: “Bora Mudar Olinda”, que seguiu pelas ruas do Sítio Histórico reunindo multidões em apoio à candidatura de Vinicius Castello (PT). O evento reuniu mais de três mil foliões, distribuídos entre fazedores de cultura, produtores culturais, 25 blocos vários bonecos gigantes.

O evento mostrou que o movimento cultural de Olinda está com Vinicius e repassa o sentimento dos moradores que desejam mudar o que aí está, resgatar os valores culturais e devolvê-los aos olindenses.

“Vou resgatar a cultura de Olinda, indo além do Sítio Histórico, incentivando as expressões culturais da periferia, ampliando os pontos de cultura e tendo um calendário cultural que funcione o ano todo”, garantiu o futuro prefeito de Olinda, Vinicius Castello.

Povo segue no bloco que apoia Vinicius para prefeito

Entre as autoridades que apoiam o candidato do presidente, estavam presentes no evento, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), e os candidatos a vereador e candidatas a vereadora, da Frente Popular de Olinda.

Várias agremiações, orquestras e grupos culturais também estiveram presentes, entre eles: Orquestra Henrique Dias, Cia Brasil por Dança, Bonecos Gigantes de Olinda, Bloco da Glória, Bateria Tsunami, Palhaços Cabeçotes de Moça, Maracatu Pai Adão, Afoxé Pai Adão, Maracatu de Olinda, Ojuoba, Ojumirim, Deusa do Ébano, Capoeira PE, Capoeira Mestre Sombra, Flor da Lira, Percunambuco, Poço do Atabaque, Nyamakere, Menino Charmoso, La Ursa do Bonfim, Rebeleurys, Papudinhos, Menino do Homem da Meia Noite e Bonecos Gigantes de Rio Doce.

“As ruas lotaram porque o povo sabe que no próximo domingo, dia 6, todo olindense vai sair de casa para votar no 13”, disse Vinicius.

De hoje até as vésperas das eleições, o time do Lula segue percorrendo a cidade, mantendo o copo a corpo, ouvindo os moradores e somando forças para levar a eleição para o segundo turno e garantir a vitória do jovem Vinicius.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Da Redação