O candidato à Prefeitura de Caucaia, Waldemir Catanho (PT), tem como prioridade executar um plano de governo com a participação popular. Se eleito, Catanho já declarou que fará Orçamento Participativo em Caucaia. Na prática, é o instrumento democrático que permite que a população participe das decisões sobre a aplicação dos recursos públicos municipais.
O município de Caucaia tem mais de 325 mil pessoas enfrentando problemas de infraestrutura, violência, falta de ordenamento e limpeza urbana. Catanho pretende gerir a cidade de acordo com as principais necessidades da população, incluindo quilombolas e indígenas, muito presentes no município.
Mutirão da Saúde será a prioridade
Ciente de que a saúde é uma prioridade urgente da população, Catanho definiu como foco inicial a atenção à saúde da mulher, cobrindo exames preventivos, cuidados na maternidade, cirurgias e procedimentos ginecológicos, como histerectomias, entre outras políticas de cuidados na atenção básica.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Além disso, Catanho planeja expandir o mutirão para o Hospital Municipal, visando reduzir as filas de cirurgias traumatológicas, de hérnia e vesícula. Outra prioridade será implementar um Plano de Contingência para garantir o abastecimento das farmácias nas unidades básicas de saúde.
“Estarei pronto para iniciar o mutirão e reduzir as filas de espera no atendimento à saúde pública. Daremos prioridade à saúde da mulher, logo se estendendo à toda a população. Atenção à saúde é dever do Estado e um meio de garantir qualidade de vida à população”, lembrou o candidato.
Transporte gratuito
A mobilidade é item de destaque no seu programa de governo. A proposta é oferecer transporte gratuito para usuários de Caucaia. O objetivo do candidato é ampliar o alcance desse serviço, garantindo subsídios do Governo do Estado para financiar a expansão. Segundo Catanho, “o programa ‘Bora de Graça’ busca a inclusão social por meio do apoio à população menos favorecida”.
Leia mais: Eleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT
Na educação, várias ações fazem parte do programa de governo e, para integrar ainda mais as políticas, Catanho propõe uma abordagem intersetorial, envolvendo diversas secretarias em ações conjuntas que alinhem a educação com políticas de saúde, assistência social e desenvolvimento urbano.
Durante carreata em apoio à candidatura de Waldemir Catanho, o ministro da educação Camilo Santana garantiu que será implantada a universidade Federal em Caucaia.
“Se tem um presidente que mais criou universidades federais para o interior foi o presidente Lula, que sempre buscou a melhor qualificação profissional para nossos jovens. Vamos trabalhar com o Catanho, futuro prefeito de Caucaia e trazer uma universidade federal aqui para o município”, afirmou o ministro.
Da Redação