Partido dos Trabalhadores

Zeca do PT pede superintendência federal para coibir uso eleitoreiro de programas sociais

Segundo Zeca do PT, “sempre aparecem denúncias da utilização de programas como o Bolsa Família para fins eleitoreiros e não para os fins sociais para o qual foram criados”

Divulgação

Zeca do PT: proposta surge como resposta direta às crescentes denúncias de manipulação eleitoral de programas como o Bolsa Família

O deputado estadual Zeca do PT apresentou uma proposta ao governo federal nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), solicitando estudos de viabilidade para a criação de superintendências federais. As entidades teriam como objetivo exercer uma gerência efetiva sobre a concessão e utilização dos programas sociais da União nos estados e municípios, visando principalmente combater o uso indevido desses benefícios por grupos políticos oportunistas.

Segundo Zeca, este pedido tem por objetivo “fortalecer a gerência do governo federal sobre seus programas sociais nos estados e municípios, uma vez que, principalmente em períodos de eleição, sempre aparecem denúncias da utilização de programas como o Bolsa Família para fins eleitoreiros e não para os fins sociais para o qual foram criados.”

Leia mais: Em 21 anos, Bolsa Família é mais que um auxílio: transforma vidas e traz cidadania

O deputado revelou ter recebido múltiplas denúncias durante o último processo eleitoral, evidenciando uma prática sistemática de cooptação de votos entre a população mais vulnerável. “Recebi diversas denúncias sobre a utilização desses programas sociais para converter votos para candidatos sem nenhuma relação com o Governo Federal. Só em outubro, 206,4 mil famílias de Mato Grosso do Sul receberam o Bolsa Família. É absolutamente injusto que esses programas sejam utilizados com fins eleitoreiros pela extrema-direita. O governo Lula precisa criar mecanismos de fiscalização com criação dessas superintendências”, enfatiza Zeca do PT.

Leia mais: Bolsa Família é ampliado e chega a 20 milhões de lares brasileiros

A proposta surge como resposta direta às crescentes denúncias de manipulação eleitoral de programas como o Bolsa Família, especialmente por setores da extrema direita. A criação dessas superintendências representaria um passo crucial na proteção da integridade dos programas sociais, garantindo que os benefícios cheguem a quem realmente precisa, livre de interferências político-partidárias.

A indicação foi encaminhada ao presidente Lula, ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e à ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O deputado ressaltou que é preciso garantir a integridade dos programas sociais, a transparência e a eficácia das políticas de assistência social no Brasil, protegendo-as contra manipulações eleitorais.

Da Redação, com Assessoria do deputado Zeca do PT