Partido dos Trabalhadores

Ato no PT abre final de semana de luta LBT em São Paulo

Lançamento do Elas por Elas LBT, 1ª Marcha do Orgulho Trans, 16ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e Parada do Orgulho do LGBT movimentam cidade

Lula Marques

A partir desta sexta-feira (1º), uma série de atividades de mobilização e resistência dão voz à luta por representatividade da população LBT na cidade de São Paulo. A começar pelo lançamento nacional do Elas Por Elas LBT, na sede do PT Nacional, em São Paulo, que, com o tema “Espaços Políticos Plurais, as LBTs constroem um Brasil diverso”, irá apresentar as pré-candidatas lésbicas, bissexuais e trans do partido.

A representação na política é uma barreira enfrentada pelas mulheres e pela população LBT especialmente. Apesar de constituírem mais da metade da população do país, as mulheres ocupam somente 10,7% dos assentos no Legislativo Federal, sendo que nenhuma é autodeclarada LBT.

Diante desse cenário de baixa representatividade, o projeto Elas Por Elas, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, atua justamente para ampliar suas vozes, criar estratégias e ferramentas e fortalecer a participação e a diversidade em todos os ambientes políticos.

O lançamento do projeto acontece dentro do Seminário Nacional de Pré-Candidaturas LGBTs do PT, promovido pela Secretaria Nacional LGBT. O Brasil tem uma população LGBT estimada em 20 milhões de pessoas, no entanto, há apenas um deputado federal representante dessa diversidade no Congresso.

A falta de representatividade da comunidade LGBT não se reduz ao Poder Legislativo. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), 377 pessoas LGBTs concorreram aos cargos nas eleições municipais de 2016. Desse total, apenas 25 vereadores e um prefeito foram eleitos, quatro a menos que em 2012.

1ª Marcha do Orgulho Trans da cidade de São Paulo

Também na sexta-feira acontece a 1ª Marcha do Orgulho Trans da cidade de São Paulo. A concentração está marcada para as 14h, no Largo do Arouche.

Uma pesquisa divulgada no ano passado pela Organização civil Transgender Europe mostrou que o Brasil é líder em assassinatos de travestis e transexuais no mundo. Segundo o relatório da ONG, em números absolutos, 868 pessoas trans foram assassinadas no país, entre 2008 e 2016.

16ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo

Já no sábado, as mulheres lésbicas e bissexuais vão às ruas para resistir e lutar contra todos os tipos de opressão. Com o eixo “Somos Marielle: contra a criminalização da pobreza, o genocídio e a intervenção militar”, a 16ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo vai, mais uma vez, colocar as vozes e lutas contra qualquer tipo de injustiça social, violência e opressão.

Para homenagear esses 15 anos, a caminhada volta a ter seu trajeto inicial, que começará na praça Oswaldo Cruz e será finalizada com apresentações artísticas no Masp.

Parada do Orgulho do LGBT de São Paulo

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece domingo (3), com concentração a partir das 10h em frente ao Masp, na Avenida Paulista.

Esta edição tem “Eleições” como tema, com o slogan “Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”.

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT terá sua concentração às 10 h e início da marcha às 12h com saída do primeiro trio elétrico. O trajeto dos carros será entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O início da marcha está programado para as 12h, com a saída do primeiro trio. O último trio chega à Rua da Consolação às 18 h.

*

Lançamento Elas Por Elas LBT

1º/06, das 9h às 18h
Local: Auditório da sede nacional do PT (Rua Silveira Martins, 132, Sé – São Paulo/SP)

1 ª Marcha do Orgulho Trans da cidade de São Paulo

1º/06, das 14h às 20h
Local: Largo do Arouche
Confirme presença na página do evento.

22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São

Data: 3/6, das 10h às 18h
Local: Concentração na Avenida Paulista, em frente ao Masp
Confirme presença na página do evento 

Da Redação da Agência PT de Notícias