Dilma: Nós, mulheres, temos de participar de todas as instâncias da política

Presidenta participou no sábado do lançamento do Elas por Elas no Rio de Janeiro e reforçou a importância da participação feminina especialmente num contexto de governo ilegítimo

Divulgação

Dilma Rousseff no lançamento Elas Por Elas no Rio de Janeiro

“Nós, mulheres, temos de participar de todas as instâncias da política. É muito importante haver sempre uma representante mulher”, defendeu a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff no lançamento do projeto Elas por Elas no sábado (26), no Rio de Janeiro.

Saudando a iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, que tem como objetivo principal impulsionar, ampliar e dar visibilidade à participação feminina na política, a presidenta convocou a participação feminina, fundamental especialmente num cenário de um governo ilegítimo e golpista, cujos ataques a direitos historicamente conquistados é sentido cotidianamente no corpo e na vida de milhões de mulheres.

“Temos que levar em conta que esse processo fará com que tenhamos uma grande capacidade de nos mobilizar e de produzir mudanças. Por isso fiz o esforço de vir aqui e falar com vocês, porque isso é algo que temos de fazer de hoje até outubro”, afirmou no evento, que aconteceu durante o seminário “Mulheres na Política e Políticas para as Mulheres: elas podem, nós queremos”, realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-RJ).

“É importante termos mulheres candidatas, e acho que elas têm um papel muito importante nessas eleições, que e levar a palavra das mulheres cariocas. No que precisarem de mim, estarei aqui. Se eu estiver no Brasil, estarei em tudo”, prometeu.

A coordenadora política dos Elas Por Elas no Rio de Janeiro, Eliana Cacique, que também faz parte do Coletivo Nacional de Mulheres do PT, elogiou o compromisso de Dilma de participar do pré-lançamento coletivo das candidatas do PT-RJ, que acontece em junho. “É necessário agora, com urgência, executar o planejamento proposto do projeto Elas por Elas, defendendo a libertação do presidente Lula, a democracia e o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.”

Já a secretária de mulheres do PT no Rio de Janeiro, Fabiana Santos, destacou que a iniciativa pode se tornar um marco para as petistas e para o PT nas Eleições 2018.

“Vivemos um momento de muitos retrocessos. Garantir mais representantes na política, no parlamento e no executivo, é fundamental para termos mais possibilidades de, além de ocuparmos mais espaços de poder e decisão, termos nossos direitos respeitados e a oportunidade de conquistarmos outros”, disse.

Além de Dilma, participaram ainda a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), a vereadora pelo PT em Niterói Verônica Lima, a professora do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense e ativista do movimento feminista Hildete Pereira de Melo, a militante feminista e antirracista Hildézia Alves de Medeiros, a professora de Ciência Política do IPPUR/UFRJ Maria Abreu e Vivian Soares, da Comissão Executiva Estadual do PT.

O Elas Por Elas já teve lançamentos no Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Acre. O lançamento do projeto em Santa Catarina, que estava previsto para o último domingo (27) foi adiado devido à paralisação dos caminhoneiros e caminhoneiras. Uma nova data será divulgada pela Secretaria de Mulheres do PT no estado.

Presidenta Dilma, #aovivoMULHERES NA POLÍTICA E POLÍTICA PARA AS MULHERESElas podem, nós queremos e o Rio de Janeiro precisa.#ElasPorElas #LulaLivre

Publicado por Jornalistas Livres em Sábado, 26 de maio de 2018

Com informações de Geisa Marques, da Comunicação Elas Por Elas, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast