O plenário da Câmara dos Deputados será palco na próxima terça-feira (20) de uma Sessão Solene em Homenagem à Tolerância e a Paz. A partir das 11h, na solenidade proposta pelo deputado Vicentinho (PT-SP), parlamentares e representantes de entidades civis nacionais e internacionais debaterão a importância desses valores essenciais à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. O evento contará com a presença do presidente do Conselho Global da Tolerância e da Paz, Ahmed Bin Mohammad Al-Jarwan, e de membros do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz.
Durante sua estadia, o presidente Al Jarwan cumprirá ainda agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco, e também com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
Único brasileiro no Parlamento Internacional – composto por representantes de mais de 100 países -, Vicentinho ressalta no requerimento que viabiliza a sessão solene que no atual momento da humanidade, onde “as diferenças culturais entre povos e nações têm sido frequentemente fonte de conflitos, intolerância e violência”, e com a “escalada de tensões em diversas partes do mundo, o aumento do discurso de ódio e a crescente polarização social”, é tarefa do Parlamento enaltecer e trabalhar pela tolerância e a paz.
“A sessão solene para enaltecer a tolerância e a paz serve para reforçar que, apesar de nossas diferenças, compartilhamos aspirações comuns por um mundo melhor. Além disso, reforça o papel fundamental que este Parlamento desempenha na promoção desses valores essenciais, inspirando outras instituições e comunidades a seguir nosso exemplo”, afirma o petista.
Leia Mais: Governo Lula mobiliza proteção e assistência a indígenas Guarani Kaiowá após ataques
Conselho Global e Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz
O Conselho Global para a Tolerância e a Paz foi estabelecido como um espaço internacional e uma plataforma global para fins de tolerância, paz e altos objetivos humanitários, e ainda como uma organização internacional que adota os princípios da democracia e do direito internacional.
Entre os princípios do Conselho estão o respeito aos princípios das Nações Unidas e apoio à consecução de seus objetivos, respeito pelas normas do direito internacional relevantes para o trabalho das organizações não-governamentais, respeito pelas leis nacionais dos Estados onde as funções do Conselho são exercidas e o empoderamento das mulheres, jovens e pessoas com deficiência, para capacitá-los a desempenhar papéis efetivos nos níveis nacional e internacional.
O Conselho é composto por uma Assembleia Constituinte – formada por personalidades internacionalmente distintas e respeitadas, de boa reputação e histórico elevado e honroso nos campos da paz e da tolerância – além de um corpo governante, formado pelo presidente do Conselho, sua equipe de assistentes, conselheiros e secretários.
Leia mais: Lula homologa terras indígenas na retomada do Conselho de Política Indigenista
Também faz parte do Conselho Global a Assembleia Geral, aberto a indivíduos ou empresas que estejam preocupados com a tolerância e a paz.
Parlamento Internacional
Já o Parlamento Internacional, do qual o deputado Vicentinho faz parte, é o órgão representativo do Conselho Global. Todos seus integrantes são membros dos seus parlamentos nacionais. Mulheres, jovens e pessoas com deficiência estão representados no Parlamento, que tem reuniões trimestrais.
Agenda dos representantes do Conselho e do Parlamento no Brasil
O presidente do Conselho Global para a Tolerância e a Paz (GCTP), Ahmed bin Mohammed Al Jarwan, e membros do Parlamento Internacional, estarão no Brasil entre os dias 19 e 23 de agosto.
Durante sua estadia, o presidente Al Jarwan cumprirá agenda também com reitores de instituições de ensino do Brasil para definir convênios, parcerias e políticas conjuntas de formação voltadas para a promoção da tolerância e da paz, com foco na juventude. Também está previsto um encontro com movimentos sociais ligados à temática da tolerância e paz na cidade de São Paulo (SP).
Do PT Câmara