Partido dos Trabalhadores

Combate ao racismo e respeito às vidas negras devem ser pacto mundial

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, parlamentares e Setorial Nacional de Combate ao Racismo do PT se manifestam contra o preconceito e a violação dos direitos da população negra

Site do PT

Paim: “O respeito à pessoa humana precisa ser um pacto mundial. Racismo é crime!”

O combate ao preconceito de origem, de cor, etnia, idade, gênero, religião, orientação sexual e classe social é reforçado como um pacto mundial pelo senador Paulo Paim (PT/RS) neste Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz referência ao Massacre de Sharpeville, quando 20 mil pessoas protestaram pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde poderiam circular. A polícia do regime apartheid então abriu fogo sobre o povo desarmado, matou 69 pessoas e feriu 186 feridos.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, ressaltou em suas redes sociais sobre a importância das vidas negras e a necessidade de a sociedade lutar diariamente contra o racismo no país.

O secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT), Martvs Chagas, ressalta a necessidade de se eliminar toda e qualquer forma de discriminação racial no Brasil e reafirma o compromisso do PT como o partido que pode resgatar a democracia e as políticas púbicas de promoção da igualdade racial. “O nosso compromisso é pela libertação da população negra”.

Ouça, na íntegra, a fala do secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT:

Reflexão

Para Nilma Lino, coordenadora do NAPP de Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo (FPA) e ex-ministra da Igualdade Racial no governo Dilma, o dia 21 de março é mais um momento de reflexão e balanço sobre os impactos do racismo no mundo. “No Brasil, não faltam dados e estatísticas que comprovem a existência da violência racista e a violação de direitos das pessoas negras.”

 “O que nos falta são ações e políticas públicas efetivas para combater essa situação. Nunca foi tão urgente e importante a ação do Movimento Negro no combate ao racismo. Assim como a compreensão das pessoas não negras de que o racismo afeta negativamente a vida de toda a população, pois viola os Direitos Humanos e impede a concretização da democracia. No atual quadro de desgoverno e de pandemia a situação das negras e das negras se agravou. Precisamos urgentemente reverter essa situação retomando o Executivo com um governo de esquerda, democrático, antirracista e popular.”

A luta antirracista do PT

A luta antirracista, pela diversidade, pelos direitos dos povos tradicionais e por políticas públicas que promovam os direitos humanos sempre esteve no legado do Partido dos Trabalhadores (PT). Entre inúmeros retrocessos que o Brasil enfrenta desde o início do governo de Jair Bolsonaro, o PT permanece na busca pelas transformações sociais e batalha contra o genocídio das populações negras, contra a exclusão social e contra o racismo estrutural.

Confira, abaixo, todas as conquistas pela igualdade racial e o combate ao racismo durante os governos Lula e Dilma:

Da Redação