Nota: O racismo não vai nos parar!

Nota da Direção Nacional da Juventude do PT em apoio ao vereador de Curitiba, Renato Freitas

Site do PT

Juventude do PT

O espaço do parlamento, seja ele municipal, estadual ou federal, não foi idealizado ou criado para que corpos negros e periféricos o ocupem. Pessoas negras chegam às Câmaras e Assembleias pela teimosia revolucionária daqueles que entendem o papel político social que a maioria do país deveria ter no que tange às discussões sobre os rumos das cidades, estados e do país.

Um destes teimosos revolucionários é Renato Freitas, vereador eleito pelo PT de Curitiba, negro, periférico e trabalhador. Renato, durante toda a sua vida política, foi perseguido, agredido, alvejado por tiros, preso e ameaçado, e desde que tomou posse em 1º de janeiro de 2020, não tem sido diferente.

No último mês, o companheiro foi alvo de uma das mais cruéis e descabidas fake news dos últimos tempos, que lhe renderam inúmeros pedidos de cassação de seu mandato, 4 deles acolhidos pela Câmara Municipal de Curitiba com a justificativa de quebra de decoro parlamentar. Além de ameaças diárias de morte, motivo pelo qual o companheiro enviou à Casa pedido de afastamento por questões de saúde.

A Direção Nacional da Juventude do PT faz questão de, por meio desta nota, registrar seu apoio ao vereador Renato Freitas e seu repúdio às intensas e incessantes tentativas da racista e fascista direita radical da cidade de Curitiba em atacar, agredir, difamar e cassar o mandato do companheiro Renato.

O racismo, sabemos, é a face por trás de todas essas iniciativas, que quando não nos tiram a voz nos espaços de poder e decisão, nos tiram a vida, como aconteceu com a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. As vidas de nossos representantes, parlamentares e lideranças devem ser tratadas com mais respeito e importância, pois um corpo negro que chega a esses espaços não pode ser alvo dos resquícios mais tenebrosos da escravidão e do racismo que originaram o Brasil.

Exigimos que os pedidos de cassação do mandato de Renato Freitas, já acatados pela casa, sejam arquivados e que a presidência da Câmara Municipal de Curitiba disponibilize, de imediato, todo o aparato físico e humano necessário para garantir a segurança e integridade física do vereador.

Não permitiremos que matem mais um dos nossos, o racismo não vai nos parar!

Direção Nacional da Juventude do PT

18 de fevereiro de 2020.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast