O Conselho Político da Secretaria Nacional de Mulheres do PT aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, com o objetivo de debater a atual conjuntura do país, a importância do projeto Elas por Elas e as propostas de resistência das mulheres para o próximo período.
O evento aconteceu em Cajamar (SP) e contou com a presença de 53 mulheres de 26 estados.
No sábado (15) uma mesa composta por integrantes de diversos movimentos populares discutiu sobre as orientações para construir uma unidade em defesa das pautas de interesse das mulheres.
Durante o Conselho, foram decididas pautas prioritárias, como a continuação do projeto Elas por Elas e do trabalho realizado pela Secretaria de Mulheres do PT que teve suas atividades parabenizadas por conseguirem alcançar diversos públicos além das mulheres petistas. A luta por Lula Livre e a construção de um 8 de março unitário, que consiga reunir todas as mulheres de diferentes vertentes de pensamento, também foram definidos como prioridades.
Uma homenagem a Secretária Estadual de Mulheres do PT-MT, Jocilene Barboza, foi feita pelos presentes. Jocilene faleceu no início do mês de dezembro, por conta de um acidente na BR-163, em Diamantino-MT.
Durante o evento também foi divulgado o calendário para o ano de 2019 “Luta: Substantivo Feminino”.
Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT