Encontro de Jovens Mulheres define criação de “Elas por Elas Jovem”

Desafios da organização, resistência aos possíveis retrocessos no próximo ano e fortalecimento das jovens mulheres foram os principais temas debatidos

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Encontro de Jovens Mulheres

Neste sábado (1º) aconteceu o Encontro de Jovens Mulheres em Brasília, que reuniu integrantes da Direção Nacional da Juventude do PT e de Secretarias Estaduais do Partido. Durante a reunião foi aprovada a criação do projeto “Elas por Elas” específico para as jovens.

O objetivo do evento foi a preparação para o Seminário Nacional de Jovens Mulheres que será realizado em 2019. Foram debatidos temas como a conjuntura, os desafios de organização e quais as pautas serão levantadas para o seminário. A principal temática discutida foi o que pode ser feito para fortalecimento e formação das jovens mulheres.

A Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, falou sobre a importância desse encontro para organizar o próximo período e também comentou a criação do projeto. “Tem muita coisa boa vindo por aí nesse processo de organização, e a união dessas jovens que querem militar com as mulheres do PT será muito importante. Para o próximo ano, a ideia é construir esse coletivo junto com as jovens que estão na Direção”.

Durante o encontro também foram discutidas as pautas de resistência aos retrocessos que o governo de Jair Bolsonaro já está promovendo. A ex-candidata a governadora do Espírito Santo, Jackeline Rocha falou, da importância de se preparar para lutar contra os possíveis ataques no próximo ano. “Sobre nossos principais desafios, nós vamos ter ataques aos nossos direitos, todo desmonte que já estamos vendo hoje vão ser intensificados, e as mulheres negras vão ser as mais atingidas”.

Jackeline também relembrou do legado de Lula e do PT, e contou como pôde entrar na universidade com o Prouni. “O governo do Lula enxergou a nossa diversidade, nos enxergou como pessoas de direito. Hoje nossa luta significa resistência, o PT é um instrumento democrático, aberto e disponível que abraça todos aqueles e aquelas que querem construir um país para todos e todas”.

Moara Saboia, da Executiva Nacional do PT, declarou que a luta das mulheres é difícil e longa mas que as mulheres do Partido não se darão por vencidas. “Nós sabemos que temos que lutar muito para conquistar os espaços, e estamos aqui debatendo a renovação partidária porque queremos que o partido tenha cada vez mais a cara dos trabalhadores e trabalhadoras. O PT foi fruto de uma ousadia muito grande da classe trabalhadora e nós da juventude estamos conseguindo renovar isso”.

“Nós sofremos muito mais do que uma derrota eleitoral, agora estamos vivendo um momento em que querem destruir nossa existência”, finalizou Jackeline.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT