A CPI da Covid volta a ouvir esta semana integrantes e ex-integrantes do governo Bolsonaro. Nesta terça-feira (18), a partir das 9h, os senadores colhem o depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Você acompanha a cobertura completa da audiência, com comentários e análises de parlamentares e especialistas, na TVPT (vídeo abaixo) e também na Rádio PT.
Araújo certamente será perguntado sobre a atuação do Itamaraty durante a pandemia. Até agora, há indícios de que a diplomacia brasileira foi utilizada mais para atrapalhar do que para ajudar o Brasil a adquirir vacinas e outros insumos médicos no exterior.
“A postura do governo e a sua política externa pesaram para que nós vivêssemos um processo de isolamento, inclusive para ter acesso a insumos que são extremamente importantes para o país. Por causa dessa política externa, nós estamos sendo prejudicados”, analisou o senador Humberto Costa (PT-PE), em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
Araújo também deve ser questionado sobre outros aspectos da gestão da pandemia feita por Jair Bolsonaro. Os membros da CPI esperam conseguir mais evidências de que o atual presidente tentou alcançar a imunidade de rebanho sem vacinação e que, para isso, orientou-se com uma espécie de comitê paralelo, externo ao Ministério da Saúde.
Outros dois depoimentos estão previstos para esta semana. O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, já investigado pelo Ministério Público Federal por omissão durante a crise de abastecimento de oxigênio em Manaus, é esperado na quarta-feira (19). No dia seguinte, a convocada é a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina, que organizou uma viagem a Manaus para recomendar o uso de cloroquina para tratar pacientes com Covid-19.
Da Redação