Partido dos Trabalhadores

Defesa de Lula rebate ‘Folha de S.Paulo’ 

Advogados rechaçam insinuação do jornal sobre esforço para adiar julgamento do habeas corpus pela suspeição de Moro. “Pedimos que seja julgado o mais breve possível diante das preferências legais e regimentos que incidem sobre a ação”, aponta nota de Zanin e Waleska

Joka Madruga/Agência PT

Os advogados Valeska Teixeira Zanin Martins e Cristiano Zanin

É factualmente incorreta a afirmação veiculada hoje, 12 de agosto, pelo jornal Folha de S. Paulo de que a defesa do ex-presidente Lula estaria atuando para ‘viabilizar o julgamento do caso [suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos processos envolvendo o ex-presidente Lula] com somente quatro integrantes’ da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal – ‘Buraco no Supremo após aposentadoria de Celso de Mello é aposta de Lula contra Moro’.

Na condição de impetrantes do habeas corpus, juntamente com a equipe do Teixeira, Martins & advogados, nossa iniciativa foi diametralmente diversa daquela afirmada pelo jornal: pedimos que o habeas corpus sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos envolvendo Lula seja julgado o mais breve possível diante das preferências legais e regimentos que incidem sobre a ação.

Mesmo alertado, o jornal preferiu republicar a reportagem no meio impresso com o erro factual apontado. Se a defesa técnica constituída por Lula, impetrante do habeas corpus, e única legitimada a falar sobre a ação, nos termos do Código de Ética da Advocacia, esclareceu ao jornal que vem pedindo formalmente o julgamento prioritário do habeas corpus, não se pode cogitar de uma ‘defesa’ que estaria atuando de modo diverso.

Cristiano Zanin Martins
Valeska T. Zanin Martins