Nessa terça-feira, 29, a vereadora do PT, professora Lilian, da cidade de Cascavel – PR, aprovou uma legislação que garante a distribuição de absorventes às mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.
“A Câmara, sem dúvidas, deu uma lição de cidadania e esperamos que o prefeito sancione o quanto antes. Falar sobre dignidade menstrual é falar sobre garantia do direito à saúde, é falar sobre redução da desigualdade entre gêneros”, afirmou a parlamentar.
Cinco capitais e Distrito Federal
A pauta da dignidade menstrual está entre as prioridades na agenda das mulheres do PT. Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Teresina (PI) e Natal (RN) são as capitais em que as mulheres do PT aprovaram leis de combate à pobreza menstrual. Em Brasília-DF, a deputada distrital do PT, Arlete Sampaio, também aprovou legislação semelhante. Em São Paulo-SP, Vitória-ES e Florianópolis-SC, as parlamentares seguem em luta com projetos em tramitação.
Não é só nas capitais. A luta segue firme em todo canto.
As parlamentares petistas também seguem aprovando leis em todo país. Além de Cascavel, as vereadoras do PT também lograram conquistas no combate à pobreza menstrual como Lívia Guimarães, em São João Del Rey-MG; Dandara Tonantzin, em Uberlândia-MG; Professora Leni Nobre, em Araxá-MG; e Raquel Auxiliadora, em São Carlos.
Aprovai e vigiai
As deputadas Arlete Sampaio, do Distrito Federal, e Leninha, de Minas Gerais, também conseguiram aprovar legislações para garantir acesso de absorvente às mulheres em seus respectivos entes federativos. No entanto, a experiência de Arlete Sampaio demonstra que não basta aprovar, é preciso fiscalizar. Com legislação aprovada em janeiro, a deputada vem cobrando permanentemente o governador do DF para que a lei seja aplicada e o direito garantido.
No PT, a pauta feminista é de todo partido
Na Bahia, o governador Rui Costa assinou um decreto que já está em vigor em todo estado. No Ceará, o governador Camilo Santana também garante o cumprimento de uma lei que beneficia as pessoas que menstruam.
Ana Clara Ferrari, Agência Todas