PT mobiliza para derrubar veto de Bolsonaro à saúde menstrual

Nesta terça, 8, Congresso vota projeto da deputada Marília Arraes (PT-PE), que prevê distribuição gratuita de absorventes a estudantes, presidiárias e mulheres em situação de vulnerabilidade social

Photoboyko

PT se mobiliza para derrubar veto de Bolsonaro contra a saúde menstrual

Deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) mobilizam pela derrubada do veto 59 de Bolsonaro contra a distribuição gratuita de absorventes no país.

Duramente criticado no Congresso Nacional, o veto à criação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, proposto pelo PL 4968/2019 da deputada federal Marília Arraes (PT-PE), deve ser apreciado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal nesta terça-feira, 8.

A proposta da deputada prevê a distribuição de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.

Despreocupado com a dignidade da saúde menstrual, Bolsonaro foi contra seis trechos da proposta sob argumentos de falta de recursos e incompatibilidade com a autonomia das unidades de ensino.

Marília Arraes é contra os argumentos de Bolsonaro e defende que é preciso lutar pela dignidade menstrual e pela saúde da população feminina brasileira.

“Derrubar esse veto é um compromisso nosso e de todos que lutam pela vida e pelos direitos das brasileiras”.

Sem absorventes, jovens deixam de ir à escola

Diante da pobreza no Brasil e da falta de absorventes, uma a cada cinco jovens deixa de ir à escola. Pelo menos 20% de mulheres entre 14 e 24 anos já deixaram de ir para a sala de aula por não terem absorvente em casa.

Os dados são de um levantamento realizado pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), organização que oferece capacitação para jovens em busca do primeiro emprego, e a Inciclo, marca de coletores menstruais. O estudo faz parte do Projeto Novo Ciclo de ambas as instituições.

A pesquisa aponta ainda que a população negra, com renda de até dois salários mínimos, a porcentagem de jovens fora da escola aumenta para 24%.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a pobreza menstrual tem se intensificado nos últimos anos. Mais de 700 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas casas. Além disso, mais de 4 milhões não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais.

Parlamentares do PT se manifestaram em suas redes sociais pela derrubada do veto 59. Confira:

Manifesto coletivo

Um manifesto coletivo contra o veto de Bolsonaro ao Projeto de Lei 4968/2019, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual foi entregue no Congresso Nacional.

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da Câmara Municipal de Florianópolis se mobilizam para derrubar o veto presidencial contra o PL da deputada Marília Arraes (PT/PE), aprovado pela Câmara Federal e Senado Federal.

Da Redação, com informações do UOL

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast