O ideal é o seguinte:
A gente garante uma parte do orçamento da União e “carimba” para investir em saúde e com esse dinheiro constrói a estrutura, contrata os profissionais, medicação e material, entre outras coisas.
Uma outra parte do orçamento a gente “carimba” para investir em educação e construiremos universidades, fundos de educação básica, cursos profissionalizantes, materiais e equipamentos, mais pesquisa no exterior.
A gente poderia criar também um mecanismo de combate aos desvios do dinheiro! Por exemplo, um portal com todos os dados sobre os repasses para garantir a transparência… Fortalecia o Ministério Público, Polícia Federal e quem sabe criaríamos uma Controladoria…
Poxa nós ainda poderíamos começar a erradicar a fome, a miséria no nosso país, aumentando o poder compra do salário mínimo e investindo nas pessoas através de programas sociais!
Sei lá, é só parte de um sonho. Quem sabe um dia, a gente consegue!
#28GreveGeral!!
Por Edson Pereira da Silva (Edsão), economista, filiado ao PT e assessor do deputado federal Vicentinho, para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.