Com Lula, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem a melhor avaliação pelo povo brasileiro na série histórica iniciada em 2015. Os dados são do instituto de pesquisa Datafolha, que destaca o reconhecimento de 95% dos entrevistados sobre a instituição na contribuição de geração de empregos e no desenvolvimento econômico do país.
O estudo foi realizado entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023, com 2.020 brasileiras e brasileiros entrevistados, a partir de 18 anos das classes A, B e C, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos.
De acordo com o Datafolha, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015.
Favorabilidade, Confiança e Advocacy
Outros índices sobre confiança do BNDES bem avaliados pela população (73%) foram: Favorabilidade (82%), Confiança (73%) e Advocacy (43%).
Conforme a pesquisa, com esses resultados, o índice de Favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de Confiança 7 pontos percentuais, e o saldo do índice Advocacy, 11 pontos, em relação à pesquisa anterior.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, celebrou os bons resultados. Ele lembrou que o BNDES, que já foi acusado de ser uma caixa-preta, alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população.
“Os resultados revelam a importância da decisão deste governo de retomar o BNDES como instituição protagonista do desenvolvimento do Brasil. É o resultado do trabalho de profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgatou o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”, afirma Mercadante.
Outro fator de destaque da pesquisa Datafolha é a percepção do povo brasileiro sobre a atuação ética e responsável do Banco, que aumentou 18 pontos percentuais em 2023, assim como sobre a divulgação contínua de informações – transparência, que subiu 17 pontos percentuais, os melhores resultados nos últimos anos.
Confira aqui a íntegra da apresentação da pesquisa.
Da Redação, com informações do BNDES