Com mais de 180 pré-candidatas a prefeita e mais de 6 mil a vereadora em todo país, o projeto Elas Por Elas consolida a importância da organização das mulheres no Partido dos Trabalhadores. A iniciativa – encabeçada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT e pelas secretarias estaduais de todo país — visa fortalecer e ampliar a participação femininas em cargos públicos, na trincheira pela igualdade de gênero e justiça social.
Na disputa pelas prefeituras, pré-candidatas de todas as regiões brasileiras vão concorrer às eleições deste ano. São 189 que disputarão o cargo de prefeita e 112 o de vice-prefeita. No legislativo, são 6463 mulheres que estão à disposição para fazer o enfrentamento na disputa por políticas públicas de qualidade em suas respectivas cidades.
O Elas Por Elas atua no fortalecimento das mulheres a partir das suas diversidades e realidades regionais. Com uma política interseccional, o projeto prioriza candidaturas jovens, lbt, negras e de mulheres do campo, da floresta e das águas para ampliar a presença feminina na política — de forma a garantir representação da diversidade brasileira em seus mais variados aspectos.
“As candidaturas de mulheres são ainda mais fundamentais em tempos como esse, em que a recuperação econômica, as políticas públicas, manutenção de emprego e renda e garantia de subsistência estão em jogo. Com candidatas mulheres de luta do PT, podemos contar com a esperança de um futuro com mais direitos e soberania do povo brasileiro”, afirmou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT e coordenadora do projeto Elas Por Elas.
Sobre o Projeto Elas Por Elas
O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico e está ainda mais evidente neste momento de avanço de pautas conservadoras e consecutivos retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro. O projeto Elas Por Elas, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, tem por objetivo impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.
Da Redação, Agência Todas