Mulheres de todo o Brasil, ligadas ao Partido dos Trabalhadores, participam nesta terça (12) e quarta-feira (13) do curso de formação do projeto Elas Por Elas, na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo. A atividade formativa está inserida na segunda etapa do projeto, que tem o intuito de fortalecer a participação de mulheres na política.
Neste primeiro dia, faz parte do cronograma o módulo “O Brasil que semeamos”, com exposição de análise de conjuntura, apresentado por Selma Rocha, da Escola Nacional de Formação do PT.
A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Karolyne Moura, destacou a importância da atividade para o fortalecimento das candidaturas de mulheres.
“As multiplicadoras, que fazem parte de coletivos do partido, irão até os estados fazer formação política e planejamento estratégico com as pré-candidatas, no sentido de construção de campanhas coletivas”, explicou Anne.
Wilma dos Reis, do Coletivo Nacional de Mulheres do PT no Distrito Federal, ressaltou que o curso é um momento de acúmulo de conhecimento, especialmente sobre a pauta feminista.
“Vamos replicar esse acúmulo para contribuir com a construção da plataforma política das pré-candidatas e com a formação de futuras lideranças para o partido”, disse.
Na parte da tarde, a ministra de Políticas para Mulheres do governo Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci abordou “Feminismo, o golpe e as propostas do PT”, com discussões acerca de mulheres, luta de classes e desigualdades.
O último dia de formação será dedicado ao planejamento de campanha eleitoral.
Geisa Marques, Comunicação Elas Por Elas