PT apresenta Elas Por Elas e pré-candidaturas femininas no DF

Encontro realizado em Brasília no sábado (9) debateu a construção de uma plataforma feminista para as Eleições 2018

Secretaria de Mulheres PT-DF

PT apresenta pré-candidaturas de mulheres e projeto Elas Por Elas no DF

Com o tema “Jamais Aprisionarão nossos Sonhos: Mulheres em Movimento”, o PT apresentou suas pré-candidatas do Distrito Federal para as eleições de 2018. Na mesma ocasião, o projeto Elas Por Elas, que incentiva a participação de mulheres na política, também foi apresentado em Brasília, no sábado (9).

No total, 14 mulheres apresentaram seus nomes para a disputa eleitoral, sendo 7 inscritas para a Câmara Legislativa, 6 para a Câmara Federal e 1 para o Senado.

A deputada federal Erika Kokay, presidenta do partido no DF, é uma das pré-candidatas. Ela colocou o nome à disposição para disputar a reeleição à Câmara Federal. A ruptura democrática provocada pelo golpe que destituiu a presidenta eleita, Dilma Rousseff, foi lembrada por Kokay, que ressaltou ainda o protagonismo histórico das mulheres na luta política.

“Nós vamos colocar nossos nomes nas nominatas para disputar de verdade as cadeiras do Legislativo e do Senado Federal, especialmente nesse momento em que o fascismo beija o nosso rosto, assume as tribunas e quer colocar faixa presidencial”, completou a deputada.

A juventude do partido também esteve representada entre nas pré-candidaturas. A estudante de história Rebeca Gomes, de 21 anos, pré-candidata a deputada federal, destacou a sub-representação de mulheres negras na política, lacuna que ela pretende preencher.

“Temos que lutar para eleger cada vez mais representantes que pensem em nós e que lutem por uma plataforma feminista e negra”, pontuou.

A secretária mulheres do PT-DF, Andreza Xavier, reforçou que o Elas Por Elas, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do partido, é um compromisso firmado com as mulheres justamente com o objetivo de dar suporte às pré-candidatas para que a disputa seja feita em pé de igualdade.

“A ideia é que ele reverbere cada vez mais, porque nós queremos mais mulheres de esquerda na política para mudar a nossa realidade”, concluiu Andreza.

Geisa Marques, Comunicação Elas Por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast