Dando continuidade à sua agenda política em Brasília, Lula manteve nesta terça-feira (5) uma série de reuniões com parlamentares e representantes de vários partidos de oposição e do campo progressista. Os encontros duraram o dia todo e reuniram lideranças do PCdoB, PSOL, PSB, PROS e o senador Weverton Rocha do PDT do Maranhão.
Durante os encontros foi feita uma análise da atual conjuntura política e os graves problemas pelos quais passa o país, assim como sobre o enfrentamento ao governo Bolsonaro e o fortalecimento da bancada progressista no Congresso Nacional, além do projeto de reconstrução do Brasil e dos desafios futuros para se derrotar o atual governo, cujas políticas massacram o povo brasileiro hoje exposto ao desemprego e à fome.
Lula destacou a qualidade das conversas políticas mantidas com os representantes dos partidos e também a possibilidade de poder debater com eles a conjuntura política e os rumos para o Brasil superar o grave quadro econômico e social.
Também pelo Twitter, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou o encontro da bancada do partido com Lula.
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, usou a rede social para falar sobre o encontro com Lula e a importância do diálogo em torno da união para derrotar Jair Bolsonaro.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, também participou do encontro com Lula, juntamente com deputados do partido e o ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
O senador Weverton Rocha (PDT-MA), que também esteve com Lula nesta terça, conclamou a união de todas as forças para a busca de alternativas para o país.
Pelo Twitter, Lula destacou a conversa produtiva que teve com o presidente do PROS, Eurípedes de Macedo, e o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo.
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também participou dos encontros políticos de Lula com os partidos em Brasília.
Encontro com embaixadores africanos
Na segunda-feira (4), como parte da sua extensa agenda na capital federal, Lula se encontrou com os embaixadores de Angola, Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, a embaixadora de Botsuana, Tebogo Teko Lily Motshome, de Moçambique, Gamiliel Sepúlveda João Munguambe, e do Zimbábue, Gumisai Gideon Gapare.
No encontro, com a participação dos diretores do Instituto Lula Paulo Okamotto e Tamires Sampaio, o ex-presidente falou de sua experiência de aproximação com a África, do atual momento de distanciamento do Brasil com o continente, e das perspectivas de reaproximação entre o Brasil e os países africanos. Lula foi o presidente brasileiro que mais visitou países africanos.
Da Redação