Partido dos Trabalhadores

Em Florianópolis, Lela vai ampliar vagas em creches

Candidato do PT também vai priorizar educação e fazer novo concurso público, além chamar remanescentes de provas anteriores

Divulgação

Lela: educação terá um espaço especial em seu mandato como prefeito

Você sabia que faltam creches e professores nas escolas em toda Florianópolis? Essa é a pergunta que Vanderlei Farias, o Lela, faz em um vídeo publicado nesta quarta-feira (18) em suas redes sociais. De acordo com o candidato à prefeitura, mesmo com o PIB per capita da cidade entre os maiores do Brasil, Florianópolis não cumpriu a meta do Plano Nacional de Educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município também está abaixo do esperado. É por isso que a educação terá um espaço especial em seu mandato como prefeito.

Lela promete ampliar vagas em creches e contratar mais professores e auxiliares. Um exemplo desse déficit é a Escola Pública Fermino Filho, que atende cerca de 100 crianças e enfrenta falta de profissionais. Uma mãe relatou que apenas duas pessoas cuidam de 15 bebês. “Nos períodos de maior demanda, como no final da tarde, a situação se agrava, com apenas uma profissional disponível para cuidar de todos os bebês”, desabafa.

Conheça o Time do Lula clicando aqui .

A situação em Florianópolis em relação ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos nas creches é realmente preocupante. A cidade, mesmo com um PIB per capita entre os maiores do país, está bem abaixo da meta de 75% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. Para alcançar a universalização (100%), seriam necessárias 8,1 mil novas vagas, totalizando 20,2 mil. No entanto, apenas 12 mil estão disponíveis atualmente. 

Lela critica promessas não cumpridas

Topázio Neto (PSD), atual prefeito de Florianópolis, possui uma enorme lista de promessas de campanha não cumpridas, em relação ao ensino público. Entre elas, a contratação de cerca de 600 profissionais aprovados no último concurso para a educação infantil. Essa carência impacta diretamente na qualidade do ensino e no suporte oferecido às crianças. 

Leia mais: Tatto e Lela defendem tarifa zero em Florianópolis

As promessas de integração das redes de transporte municipal e metropolitana, bem como a adoção de um sistema de controle de acessibilidade às escolas, também permanecem esquecidas por Topázio. As irregularidades permanecem as mesmas desde 2017, prejudicando quem mais precisa de serviços públicos confiáveis. “Essas falhas resultaram em um déficit ainda maior de profissionais e na qualidade educacional”, lamenta Lela.

Leia maisEleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT

Novos caminhos para Florianópolis

Lela e sua vice Ana Carolina Andrade Baptista acreditam que Florianópolis precisa de novos rumos. Eles irão tratar a educação como prioridade, melhorando o conteúdo em sala de aula e valorizando professores e auxiliares. 

A dupla vai também investir no desenvolvimento de atividades complementares, organizar novo concurso público e chamar remanescentes de provas anteriores, além de buscar uma abordagem que considere as diversas realidades socioeconômicas da população. Segundo Lela, o objetivo é “promover uma educação mais equitativa e de qualidade para alunos e alunas, enfrentando os desafios específicos que a cidade apresenta”. 

Campanha acelerada na reta final

Nos próximos dias, Lela vai intensificar suas atividades de campanha. Na sexta-feira (20), o candidato realizará panfletagem na praia dos Ingleses pela manhã. Às 20h45, participará de um debate na UFSC, onde apresentará suas propostas. 

No sábado (21), o candidato estará no ato Ocupa Lagoa, às 9h30, com panfletagem e bandeiraço. Já no domingo (22), a partir de 9h, participará da 22ª Pedalada/Caminhada pela Mobilidade Ativa e Sustentável, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Logo após, às 11h30, estará presente no Benefest e, às 18h, no Cultural Baiacu. Chegou a hora da aceleração rumo ao 2o turno e à vitória, para construir uma Florianópolis mais solidária e com educação de qualidade.

Da Redação