As mulheres correspondem a 52% da população brasileira, mas ainda são minoria nos espaços políticos. Para se ter ideia, de todas as 27 unidades federativas do país, apenas o Rio Grande do Norte elegeu uma mulher governadora em 2018: a petista Fátima Bezerra. Por isso, o estado foi o escolhido para ser o palco do Festival Elas por Elas, que acontece entre esta sexta-feira (02) e domingo (04), em Natal.
Ao falar sobre participação das mulheres na política, Fátima expressa um misto de alegria por ter sido eleita e preocupação com o cenário brasileiro. “Não podemos, de maneira nenhuma, nos conformarmos com a subrepresentatividade. As mulheres têm capacidade, têm desejo e tem todo o direito, sim, de ter uma participação ativa na vida política do país”.
Nesse contexto, destaca o papel pioneiro do Partido dos Trabalhadores para garantir paridade nos seus processos internos e incentivar a participação de mulheres nas eleições. “São muito importantes as iniciativas que o PT tem adotado para fazer um debate cada vez mais aprofundado sobre a questão de gênero, sobre o direito que as mulheres têm de participar da vida política do país”, destaca.
A prática tem como expoente o projeto Elas por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, citado pela governadora. “A iniciativa corrobora toda essa tradição que o Partido tem na vanguarda. O Partido dos Trabalhadores, desde o início de sua trajetória, tem colocado como prioridade na agenda política a igualdade de gênero”, ressalta.
Festival Elas por Elas
O Festival Elas por Elas acontece entre esta sexta-feira (02) e domingo (04), em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento reúne mulheres de todo país para discutir política em meio a uma série de atividades como mesas, debates, oficinas, apresentações artísticas e culturais. Cada estado conta ainda com uma tenda para apresentar suas comidas típicas e expressões culturais.
Confira a programação na íntegra
Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT