Única governadora eleita em 2018, Fátima Bezerra fez uma mudança tão profunda na forma de governar o Rio Grande do Norte que o Estado se tornou uma das principais vitrines do Time do Lula nas eleições deste ano. E os 2,5 milhões de eleitores potiguares poderão experimentar mais um período de avanços: Fátima é candidata à reeleição para mais um mandato de governadora ao lado de Walter Alves (MDB), candidato a vice, e Carlos Eduardo Alves (PDT), candidato a senador.
Conhecido como a “esquina da América do Sul”, o Estado das dunas de areia é o maior produtor de sal do país e abriga também o maior parque de energia eólica, além de figurar como um dos principais produtores de petróleo e gás natural.
LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país
A gestão de sucesso de Fátima no Rio Grande do Norte é resultado de um currículo para poucos: antes de se tornar governadora, ela foi deputada estadual por dois mandatos, deputada federal por três mandatos e senadora por um mandato, sempre pelo PT, ao qual aderiu em 1981.
Nascida em Nova Palmeira (PB), Fátima migrou aos 15 anos para a capital potiguar para continuar seus estudos. Tornou-se professora e pedagoga, formada na Universidade Federal do Estado (UFRN).
Ao tomar posse em 2018, encontrou um Estado endividado e com políticas sociais destruídas. Fátima organizou as contas públicas, pagou os salários atrasados dos servidores públicos, enfrentou a pandemia de Covid-19 equipando os hospitais regionais, abrindo leitos, contratando profissionais de saúde e garantiu que a população do Estado fosse uma das primeiras a ser vacinada.
A governadora estancou a saída de empresas do Estado, atraiu novos investimentos e recuperou a capacidade de investimento. Foram aplicados, por exemplo, R$ 400 milhões na educação básica, incluindo a construção de 12 prédios dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), seguindo o consagrado padrão dos IFs, e mais 11 unidades reformuladas para o mesmo padrão, além de 10 novas escolas modelo, ampliação de 60 unidades e recuperação de outras 100.
Fátima sancionou ainda a lei da bancada do PT na Assembleia que estabelece o mínimo de 30% das compras governamentais provenientes dos produtos da agricultura familiar ou da economia solidária.
Na segurança, contratou e valorizou os policiais, investiu em estrutura, inteligência e tecnologia, o que resultou na redução dos índices de criminalidade. Mantêm um diálogo transparente e permanente com o setor produtivo e com os trabalhadores e as trabalhadoras.
LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste
Para concorrer às 8 vagas de deputados e deputadas federais reservadas para o Estado, o PT tem 4 nomes, sendo duas mulheres. Já para ocupar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, o partido tem 7 candidatos a deputado estadual e 6 candidatas a deputada estadual.
Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Rio Grande do Norte:
TIME DO LULA NO RIO GRANDE DO NORTE
Da Redação