Time do Lula: conheça os candidatos do PT no Nordeste

O Nordeste terá candidatos do PT a governador em 5 de seus 9 estados, além de 2 candidatos a vice-governador e 4 candidatos ao Senado

Região em que Lula nasceu e que concentra o segundo maior colégio eleitoral do país, com quase um terço dos votantes (27,1%, ou 42,4 milhões de pessoas), o Nordeste terá candidatos do PT a governador em 5 de seus 9 estados, além de 2 candidatos a vice-governador e 4 candidatos ao Senado.

O Time do Lula no Nordeste conta também com 95 candidatos a deputados federais. Eles disputam 151 cadeiras na Câmara dos Deputados de um total de 513, muito perto de um terço (29,4%), o que mostra a relevância dos representantes da região. Para o cargo de deputados estaduais, o PT tem 178 candidatos.

O destaque da região está no seu maior Estado, a Bahia, onde a candidatura de Jerônimo Rodrigues para governador pelo PT representa a continuidade de 16 anos ininterruptos de governo do partido, com dois mandatos de Jaques Wagner e outros dois de Rui Costa, atual governador. Ao lado de Jerônimo está Geraldo Jr. (MDB) como candidato a vice, e o senador Otto Alencar (PSD), candidato à reeleição. O PT tem ainda 27 candidatos a deputado federal, sendo 10 mulheres. A Bahia tem 39 cadeiras na Câmara. Para a Assembleia Legislativa, são 31 candidaturas, sendo 11 mulheres, para disputar as 63 vagas de deputados estaduais.

Outra disputa relevante tem Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, que tenta a reeleição após um governo voltado para a redução das desigualdades, para a educação e para a valorização do servidor público. Seu companheiro de chapa é Walter Alves (MDB) e o candidato a senador da coligação é Carlos Eduardo Alves (PDT). Para concorrer às 8 vagas de deputado federal reservadas para o Estado, o PT tem 4 nomes, sendo duas mulheres. Já para ocupar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, o partido tem 13 candidatos a deputado estadual, sendo 6 mulheres.

Assim como na Bahia, a candidatura de Rafael Fonteles a governador do Piauí pelo PT dá sequência a uma vitoriosa gestão do partido no Estado. Foram quatro mandatos de Wellington Dias desde 2003, intercalado apenas por uma gestão do PSB (2011-2014). Agora candidato a senador, Wellington foi substituído por sua vice, Regina Souza, também do PT, agora a primeira governadora da história do Estado. Rafael Fonteles tem como candidato a vice Themístocles Filho (MDB). O PT tem 9 nomes, sendo 3 mulheres, disputando as 10 vagas de deputado federal do Estado. Para as 30 cadeiras de deputado estadual, são 26 candidaturas, sendo 8 mulheres.

No Ceará, que também vem de duas gestões de sucesso do PT no governo, o candidato do partido para governador é Elmano Freitas. Ele dará sequência ao trabalho iniciado por Camilo Santana, eleito para o governo nas duas últimas eleições (2014 e 2018) e que, agora, disputa o cargo de senador. Jade Romero (MDB) é a candidata a vice-governadora ao lado de Elmano. O PT tem 15 candidatos a deputado federal, sendo 7 mulheres, disputando as 22 vagas do Estado. Para deputado estadual, são 23 nomes, dos quais 10 mulheres, concorrendo às 46 cadeiras do legislativo local.

Já em Sergipe, o candidato a governador é Rogério Carvalho, atualmente senador pelo PT, que também representa um marcante legado do partido no Estado deixado por Marcelo Déda, falecido no final de 2013 durante seu segundo mandato à frente do governo. Ao lado de Rogério está Sérgio Gama (MDB), candidato a vice-governador. Para o cargo de senador, o Time de Lula tem Valadares Filho (PSB). Cinco candidaturas do PT, sendo duas mulheres, disputam as 8 vagas do Estado na Câmara dos Deputados, enquanto as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa são disputadas por 16 candidatos do partido, sendo 4 mulheres.

O PT da Paraíba está representado na chapa majoritária com Maísa Cartaxo, candidata a vice-governadora, e Ricardo Coutinho, candidato a senador e ex-governador do Estado por dois mandatos. Maísa disputa ao lado de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), candidato ao governo. O partido tem 9 candidatos a deputado federal, sendo 3 mulheres, para 12 vagas do Estado na Câmara dos Deputados. Concorrem pelo PT às 36 cadeiras da Assembleia Legislativa 28 candidatos a deputado estadual, sendo 8 mulheres.

Felipe Camarão é o representante do PT na eleição para o governo do Maranhão. Ele é candidato a vice-governador ao lado de Carlos Brandão (PSB), atual governador, que tenta a reeleição. Brandão assumiu o governo em abril, depois que o então governador Flávio Dino (PSB), após dois mandatos, renunciar para concorrer a senador, completando o Time do Lula na chapa majoritária do Estado. O PT tem 8 candidatos a deputado federal, sendo duas mulheres, para as 18 vagas do Maranhão na Câmara. São 13 nomes, entre eles 5 mulheres, disputando as 42 cadeiras de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Em Pernambuco, Teresa Leitão é o nome escolhido pelo PT para o cargo de senadora. Ela compõe a chapa encabeçada por Danilo Cabral (PSB), candidato a governador, tendo Luciana Santos (PCdoB), como candidata a vice-governadora, função que já exerce hoje. O PT apresenta 16 candidaturas a deputado federal, sendo 5 mulheres. O Estado ocupa 25 cadeiras na Câmara federal. Para a Assembleia Legislativa, com 49 deputados, o partido também indica 16 candidatos, sendo 5 mulheres.

Por fim, o estado de Alagoas é o único da região em que o Time do Lula não terá um candidato do PT na chapa majoritária, composta por Paulo Dantas (MDB), candidato a governador, Ronaldo Lessa (PDT), candidato a vice, e Renan Filho (MDB), que disputa o cargo de senador. Para as 9 vagas de deputado federal reservadas ao Estado, o PT disputa com 2 nomes, sendo uma mulher. As 27 cadeiras de deputado estadual são disputadas por 12 nomes do partido, sendo 4 mulheres.

Confira abaixo as listas completas, estado por estado, com nomes e números dos candidatos do Time do Lula na região Nordeste:

REGIÃO NORDESTE

TIME DO LULA BAHIA

TIME DO LULA PERNAMBUCO

TIME DO LULA CEARÁ

TIME DO LULA MARANHÃO

TIME DO LULA PARAÍBA

TIME DO LULA PIAUÍ

TIME DO LULA ALAGOAS

TIME DO LULA RIO GRANDE DO NORTE

TIME DO LULA SERGIPE

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast