A Fundação Perseu Abramo (FPA), focada nas Eleições 2024, lançou um curso de comunicação direcionado ao uso das redes digitais.
Com a proximidade do processo eleitoral e o conhecimento do uso político das redes sociais nas eleições de 2018, a fundação quer capacitar a militância na utilização das plataformas na internet, com o objetivo de vencer a extrema-direita, também, no universo digital.
O diretor de formação da FPA, Jorge Bittar, destaca a importância das redes sociais na luta pela democracia e reforça que é preciso usá-las para disseminar narrativas verdadeiras e não fake news, como aconteceu no governo de Bolsonaro.
“As redes sociais se tornaram um campo importante da luta por democracia e direitos sociais. Essas redes têm sido usadas pela extrema direita para disseminar narrativas que distorcem frontalmente a realidade dos fatos e criam no imaginário de setores da população uma visão do mundo que distorce profundamente a verdade, estimula uma política de ódio a quem pensa diferente e de rejeição às instituições democráticas.”
Bittar ressalta ainda que o curso de comunicação da FPA irá contribuir para a militância sobre a necessidade de regulação no ambiente digital.
“Esse novo curso de comunicação social contribuirá para que os nossos militantes compreendam melhor a natureza desse processo, a necessidade de regulação das redes num ambiente democrático e adquiram conhecimentos importantes para atuar nas redes na defesa de um Brasil com mais igualdade e democracia.”
Inscrições
As inscrições para o curso estão abertas até o dia 22 de abril. Inicialmente, o curso será oferecido para integrantes de movimentos sociais.
Para se inscrever, clique aqui.
Aulas online
As aulas serão 100% online e divididas em quatro módulos temáticos, todas ministradas por especialistas em comunicação digital.
Ao todo o curso terá 16 aulas com duração de no mínimo 40 minutos. A previsão da FPA é que novas turmas sejam criadas nos próximos meses.
Além de temas sobre os programas de governos do PT, o curso abordará o impacto da Inteligência Artificial no ambiente de produção de informação digital. A tecnologia já tem sido usada para criar conteúdos de maneira ágil e eficaz, mas também para a disseminação de imagens e notícias falsas.
Da Redação, com informações da FPA