Estado que abriga 63% da área do Pantanal e um dos três maiores rebanhos bovinos do país, o Mato Grosso do Sul e seus 2 milhões de eleitores têm nessas eleições a oportunidade de eleger sua primeira governadora da história: Giselle Marques é a candidata do PT e lidera o Time do Lula no Estado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).
O Estado é um dos poucos em que o PT disputa as eleições com a chamada chapa puro-sangue, com candidatos do PT a vice-governador, Abílio Vaneli, e a senador, Professor Tiago.
Giselle é advogada, com mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado em Meio Ambiente. Professora universitária, ela ministra aulas de pós-graduação em Meio Ambiente, exatamente um dos temas tratados como prioridade em sua proposta de governo, o que dialoga com o necessário debate sobre preservação de recursos naturais como água, fauna e flora.
Conheça o Plano de Governo de Giselle/Abílio para o Mato Grosso do Sul
Com a firmeza e determinação que sempre marcaram seus 30 anos de militância no PT, Giselle Marques diz se sentir preparada para ser a primeira mulher a governar o Mato Grosso do Sul. Ela destaca seu foco no zoneamento ecológico-econômico para incrementar ações na área ambiental.
Ela coloca a preservação do meio ambiente como uma das prioridades do futuro governo. Menina dos olhos do Estado, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e atrai a atenção e os olhares de todo o mundo.
Durante a convenção estadual do PT que oficializou o seu nome, Giselle afirmou que pretende implantar programas que viabilizem alternativas sustentáveis para o Estado para geração de emprego e renda. “A marca do PT é a da inclusão, da justiça social e da saúde gratuita e de qualidade. Então, é isso que queremos trazer para Mato Grosso do Sul”, enfatizou.
Giselle destaca ainda como prioridades a defesa dos direitos humanos e o combate à fome, um dos maiores problemas atuais enfrentados pelo país sob o governo Bolsonaro. “A prioridade é que as pessoas possam voltar a fazer três refeições por dia. No estado que tem mais boi do que gente, os sul-mato-grossenses não conseguem comer carne. Vou desenvolver políticas públicas de inclusão social e focar no ecoturismo”, afirmou, em entrevista à imprensa.
TIME DO LULA: os candidatos do PT em Mato Grosso do Sul
Não seria a primeira experiência do PT no governo do Mato Grosso do Sul. O partido já esteve à frente do Executivo estadual por dois mandatos, entre 1999 e 2006, com Zeca do PT, cujo mandato foi marcado por colocar em dia a folha de pagamento do funcionalismo público, aumentar salários dos professores, fortalecer o plano de saúde dos servidores e recuperar a malha rodoviária do Estado.
A chapa majoritária encabeçada por Giselle Marques traz o vereador Abílio Vaneli, do município de Coxim, localizado no norte do Estado. Presidente municipal do PT, Abílio também é advogado, foi secretário-geral da OAB-MS e está em seu segundo mandato como vereador.
Para completar o Time do Lula na chapa majoritária, Giselle e Abílio têm ao seu lado outro petista, o Professor Tiago Botelho. Militante desde a adolescência, Tiago Botelho é coordenador do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com doutorados em Direito Socioambiental e Sustentabilidade e Democracia no Século XXI, além de ser mestre em Direito Agroambiental e especialista em Direitos Humanos e Cidadania.
LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país
Para deputado federal, o PT concorre com 5 candidatos, sendo 2 mulheres. Eles disputam 8 vagas destinadas ao Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa, são 20 candidaturas, das quais 6 mulheres. A Assembleia do MS possui 24 cadeiras.
Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Mato Grosso do Sul:
TIME DO LULA NO MATO GROSSO DO SUL
Da Redação