Quando está na condição de presidenta Nacional do PT, a postura de Gleisi Hoffmann tem sido condizente à trajetória da legenda de estar sempre ao lado do povo brasileiro. Mas a mandatária do partido vai além e também tem levado a postura aguerrida e o enfrentamento contra os retrocessos para a Câmara dos Deputados, onde acaba de ser eleita a primeira e maior opositora ao desgoverno de Jair Bolsonaro.
A patente foi confirmada com a divulgação nesta quarta-feira (22) do mapa parlamentar do JOTA, ferramenta interativa que faz parte do acompanhamento institucional do portal político e jurídico, e que já conta com mais de 260 mil votos individualizados.
O nome da deputada, de acordo com o levantamento, é o primeiro a ser associado à palavra “oposição” entre todos os demais parlamentares da casa. A ferramenta interativa permite ainda que ao usuário saiba o grau esperado de apoio ao governo dado por cada parlamentar.
Nesse cálculo, Gleisi fechou o ano de 2019 com um índice de apenas 0.11 em um total de 1, fato que confirma sua postura contrária ao projeto antipovo do governo.
Segundo o JOTA, o mapa também permite a usuários que solicitem análises sob demanda para temas muito importantes, gerando modelos de predição de voto para casos como a Reforma da Previdência e a Reforma Tributária. O modelo teve grau de acerto acima de 95% no caso da Previdência.
Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do JOTA