A menos de um mês do início do Carnaval, o Governo do Brasil, sob a coordenação do Ministério das Mulheres, lançou dia 20, em Niterói (RJ), a campanha nacional para a folia de 2026. Com o lema “Se liga ou eu ligo 180”, a iniciativa reafirma o compromisso federal com a proteção das mulheres e o enfrentamento à importunação sexual e às violências de gênero durante a maior festa popular do país.
O Ligue 180 é o canal de atendimento à mulher, que funciona de forma gratuita, 24 horas por dia e todos os dias da semana. Além de registrar denúncias e dar encaminhamentos, o Ligue 180 fornece informações diversas contra a violência de gênero, fornecendo diversas orientações e informações sobre a rede de atendimento.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou que “a presença do Governo do Brasil no Carnaval reafirma que nenhuma forma de violência é tolerável e que o direito das mulheres à festa e ao espaço público precisa ser garantido. A campanha ‘Se liga ou eu ligo 180’ é um chamado à responsabilidade coletiva e à denúncia”. A iniciativa estará presente em diversos carnavais pelo Brasil.
Segundo o ministério, a estratégia da campanha está em articulação com secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres, com disponibilização de materiais digitais, além de ações de alto impacto visual, como balões blimp e faixas, em pelo menos sete capitais – entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Olinda e Maceió.
A campanha foi apresentada na Cidade do Samba, em evento com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, além da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra, e representantes do poder público e do setor cultural.
Da Redação do Elas por Elas, com informações do MMulheres