Um vídeo divulgado no YouTube pelo ativista Paulo Andrade Castro nesta segunda-feira (24) mostra a fala do juiz federal Edevaldo de Medeiros, do Fórum Federal de Itapeva, interior paulista, que visitou a Vigília Lula Livre, em Curitiba, e ao participar do ‘bom dia presidente Lula’ afirmou que “ninguém lutou mais neste país contra a corrupção do que o presidente Lula”.
“Ao nomear Márcio Thomaz Bastos como ministro da Justiça, o ministro deu o maior apoio que a Polícia Federal já recebeu na história deste país no combate à corrupção”, afirmou o juiz, em referência ao primeiro mandato de Lula (2003-2006).
“O presidente Lula fortaleceu o Ministério Público, porque ele sempre nomeou o procurador mais votado pela Associação Nacional dos Procuradores da República”, afirmou ainda. “Nenhum outro presidente fez isso, e o que virá parece que não fará”.
O juiz lembrou que o ex-presidente Lula criou 230 varas federais no Brasil inteiro – e que é titular de uma dessas varas. “Então, eu espero que o judiciário brasileiro trate o presidente Lula como ele tratou a democracia no Brasil”.
O vídeo também traz fala do ex-prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Luiz Marinho, que envia ao ex-presidente recado de uma juíza de Minas Gerais que declara que há setores dentro do judiciário que reconhecem os direitos do ex-presidente, preso há 263 dias na sede da Polícia Federal em Curitiba.