Em uma tentativa de apresentar os anseios da juventude que sofre com o desemprego e desmonte da Educação, a Secretaria Nacional de Juventude do PT aceitou – junto com representantes de outros partidos de oposição – o convite para participar de uma reunião com a Secretaria Nacional de Juventude do Governo.
O secretário do Partido dos Trabalhadores, Ronald Sorriso relata que, a princípio, a Juventude do PT pensou em recusar o convite, mas, após debates internos, decidiu participar do encontro para apresentar suas reivindicações junto com representantes do PCdoB, PSB, PV e PSOL.
O conjunto de legendas apresentou uma carta com pautas que contemplam desde a pauta ambiental, ao extermínio da juventude negra e o desmonte da educação. No entanto, a secretária do governo Bolsonaro, Jayana Nicaretta, não ouviu as reivindicações dos representantes partidários, segundo denunciou Ronald Sorriso em vídeo (assista abaixo).
“Ela desconhece, por exemplo, o papel intersetorial e transversal da juventude brasileira porque acredita que não tem nada a ver [com meio ambiente, segurança, educação]. O único projeto dela é sair instalando contêiner, que chama de Espaço 4.0, por aí. Fez um discurso totalmente panfletário”.
A reunião ainda foi gravada pela secretaria do governo, provando o caráter midiático e não resolutivo do encontro. Considerando isso, o Juventude do PT exige que sua assinatura seja retirada da ata da reunião e informa que não comparecerá ao Governo Federal novamente.
“Não tínhamos nenhuma ilusão de ter diálogo com o Governo Federal, mas considerávamos importante vir aqui apresentar nossa posição. Vamos continuar lutando nas ruas, a arena que importa, pela vida da juventude brasileira, da juventude negra, que não encontra solução para a crise deste governo que está aí”.
Assista ao relato
Da Redação da Agência PT de Notícias