Os desafios de gerir uma cidade com fortes contradições sociais e com umas das maiores concentrações de renda do País motivaram o deputado federal Paulão (PT-AL) a colocar a pré-candidatura à prefeitura de Maceió.
“Maceió é uma cidade bela, mas tem contradições muito fortes. Enquanto a orla marítima tem um IDH acima do índice da Dinamarca, a periferia tem abaixo de Bangladesh”, apontou.
Atualmente, a prefeitura da capital alagoana está sob comando do PSDB. Para Paulão, onde quer que os tucanos governem, a avaliação é sempre a mesma: “não há foco nas políticas sociais”.
Já o PT no governo, segundo o pré-candidato, tem mostrado prioridade nas políticas sociais, como educação, saúde, assistência social.
“O PT prioriza a população que mais precisa do Estado. E o PSDB não tem essa sintonia. Na realidade, o projeto deles é excludente, um projeto para uma minoria, é um projeto que não quer fazer uma transformação na perspectiva de se fazer uma inclusão da maioria dos brasileiros”, afirmou.
Paulão quer ser o primeiro prefeito do PT na capital alagoana porque ele acredita que as experiências exitosas do partido em outras capitais mostram como o modo petista de governar transforma as cidades e melhora a vida das pessoas.
“A experiência do PT no governo, com Lula e Dilma, foi trazida para algumas capitais onde o PT governou, a exemplo de Aracaju com Marcelo Deda, João Paulo no Recife, Fortaleza com Luizianne”, explicou o deputado.
Para ele, as políticas públicas, quando debatidas e decididas com a população por meio de instrumentos como o Orçamento Participativo, podem modificar a realidade da cidade.
“Eu cito o exemplo de Haddad em São Paulo, que está conseguindo fazer uma gestão importante, muitas vezes simples, mas colocando experiências importantes, humanizando a cidade. São políticas que são transformadoras. É por isso que eu acredito na importância e experiência do PT para Alagoas e para Maceió”, destacou.
Campanha com a militância coração valente
O período eleitoral reduzido e o fim do financiamento empresarial de campanha não são vistos como empecilhos pelo pré-candidato do PT à prefeitura de Maceió.
Para ele, será momento de resgatar “aquele PT da origem”. Para isso, Paulão deposita suas esperanças na força da militância petista.
“O trabalho nosso é resgatar uma realidade de quando o PT foi criado, um sonho, uma utopia, através da militância. Eu acredito na militância, acredito que há a possibilidade de você trabalhar um processo onde a militância se envolva, faça campanha, a gente consiga ter os vereadores e vereadoras fazendo núcleos de base, o processo interno do bom debate, na perspectiva de se ter uma campanha enxuta”, comentou.
Sua campanha será “pé no chão”. “Fazendo caminhadas, visitas na base, olho a olho, dialogando, ouvindo a população. É esse o método que a gente quer. Uma campanha pé no chão, priorizando a militância que com muito orgulho eu considero a militância mais forte no Brasil, com a militância coração valente que é a militância do PT”, ressaltou.
Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias