Nesta quinta-feira (12), foi instaurado o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT), a congregação tem o objetivo de combater o racismo e promover a igualdade. O núcleo, da esfera legislativa e que terá a coordenação de Tiago Soares, é essencial no atual contexto de ataques por parte do desgoverno Bolsonaro.
Em entrevista à Agência PT, o secretário de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, ressaltou as funções do núcleo: “Para nós, tem duas questões que são importantes observar. A primeira é que você tem o Estado, através do Legislativo, promovendo a igualdade e combatendo o racismo. E a segunda é o compromisso do PT em criar alternativas, em criar resistência e superação para barrar qualquer tipo de discriminação, machismo, racismo, a LGBTfobia”.
Chagas também defendeu a expansão de iniciativas como esta: “A partir desta experiência em São Paulo, vamos dialogar com o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, para que ele venha a sugerir aos colegas de assembleias legislativas do país inteiro iniciativas nos moldes da lançada hoje. Fazendo funcionar em todos os estados o combate à todas as atrocidades cometidas contra a população negra”.
O militante Claudinho Silva ressaltou à Agência PT como o órgão é um símbolo de resistência: “A gente vive um contexto de ataque às conquistas populares do último período. O núcleo vem na perspectiva do partido de pautar a bancada para organizar o combate ao racismo e a luta pela igualdade racial. Eu acho extremamente pertinente, as estratégias coletivas tem potencial vencedor em um cenário de constante disputa pelas conquistas históricas”.
Da Redação da Agência PT de Notícias